fbpx
Emissor de Nota Fiscal Gratuito ou Pago? Veja qual a melhor opção para você

Emissor de Nota Fiscal Gratuito ou Pago? Veja qual a melhor opção para você

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Emissor Gratuito de NFe com problema
Confira análise do Emissor Gratuito, do Sebrae, comparando com recursos de um Emissor Pago. Veja qual melhor opção para emissão de NFe

A escolha do emissor de notas exige cautela

Com a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) em 2008, foi disponibilizado aos contribuintes o Emissor de Nota Fiscal Gratuito da Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ SP). Como o projeto ainda era uma novidade, esse aplicativo beneficiou milhares de micro e pequenas empresas que não podiam pagar pela implantação.

Atualmente, o emissor gratuito é mantido pelo Sebrae, que se comprometeu a continuar atualizando e disponibilizando o aplicativo. Leia aqui como emitir nota fiscal em SP.

Diante das constantes mudanças e instabilidades no funcionamento da NF-e, será que emissor gratuito é uma boa opção para sua empresa? Confira nossa análise.

Entenda o Emissor Gratuito de Nota Fiscal

Criado em 2008, o emissor gratuito da SEFAZ SP foi descontinuado em 2017, quando foi anunciado que ele não seria mais atualizado e nem disponibilizado para download. Por um tempo, essa responsabilidade foi assumida pela SEFAZ do Maranhão, porém pouco tempo depois ela também desistiu do projeto.

Em Julho de 2017, o Sebrae, sempre comprometido com o empresariado brasileiro, assumiu a manutenção do emissor gratuito, com o objetivo de ajudar as empresas que ainda dependiam do emissor gratuito da SEFAZ SP e passou a disponibilizá-lo. Desde então, o download do Emissor Gratuito de NFe do Sebrae ficou disponível para baixar em seu site.

Mesmo assim, várias empresas continuaram usando o emissor gratuito de SP, até que em Agosto de 2018, com a implantação da versão 4.0 da NFe ele ficou completamente inutilizável. Desde então essas empresas tiveram que migrar para o emissor gratuito do Sebrae, ou optaram por um emissor pago.

Hoje, o Emissor NFe Sebrae é o único emissor governamental gratuito do mercado. Porém estimasse que mais de 90% das empresas já optaram por um emissor pago.

Emissor de Nota Fiscal - Teste Gratuito
Teste grátis do Emissor de Nota Fiscal Sygma

10 desvantagens do Emissor Gratuito

Apesar de não ter custos de mensalidade para utilização, o Emissor NFe Sebrae oferece diversas desvantagens quando comparado com outros Emissores de Nota Pagos:

1 – Falta de Suporte Técnico

O Sebrae não fornece suporte técnico para utilização do emissor.

Assim, seus transtornos começam logo na instalação, onde geralmente é necessário contratar um técnico para fazer a instalação, configurar o JAVA e instalar o certificado digital.

Depois de instalado, sempre que ocorrer alguma rejeição ao transmitir notas, você terá que pesquisar pela solução na internet para descobrir como corrigir o problema. Os emissores pagos fornecem suporte total em caso de dúvidas e problemas técnicos.

Na Sygma, por exemplo, temos plantão 24 horas, inclusive aos finais de semanas e feriados.

2 – Não há treinamento

Para aprender a utilizar o emissor gratuito, você terá que assistir vídeos e ler manuais, o que vai exigir uma dedicação extra.

Se o funcionário que opera o sistema se desligar da empresa, você terá que capacitar outra pessoa novamente.

No Emissor Fiscal Sygma o treinamento é realizado ao vivo com um especialista, que irá lhe ensinar passo a passo como utilizar o sistema. Esse treinamento pode ser solicitado quantas vezes você precisar, sem nenhum custo extra.

3 – Muitos campos para preencher

O Emissor NFe Sebrae exibe muitos campos na tela para você preencher, o que exigirá um tempo maior para emitir os documentos.

As telas não são otimizadas com preenchimento automático de informações e exigem muitos cliques para concluir um documento, o que pode assustar um usuário inexperiente.

No Emissor Fiscal Sygma, para emitir um MDFe por exemplo, basta você informar a chave de acesso da NFe ou CTe, e o sistema importa todos os dados automaticamente, solicitando a você apenas a placa do veículo e o nome do condutor. Simples e rápido! Saiba todos os detalhes sobre o emissor de MDFe da Sygma.

4 – Cálculo manual de impostos

No emissor gratuito todo o cálculo de imposto é feito manualmente, onde você deve informar sempre as alíquotas que devem ser utilizadas, aumentando o risco de preenchimento incorreto.

Nos emissores pagos já existem cadastradas as tabelas de tributação por UF, que facilitam esses cálculos para você. A

Algumas alíquotas, como do PIS e COFINS não são visíveis no DANFE, e por isso exigem atenção redobrada no preenchimento pois, se forem informadas incorretamente, não será fácil detectar o problema.

5 – Não envia a nota por e-mail

A legislação exige que a Nota Fiscal e o XML sejam disponibilizados para o destinatário por algum meio. A melhor opção é o envio de e-mail, porém o emissor gratuito não faz esse envio automático.

Para enviar o XML por e-mail, você terá que exporta-lo, abrir o programa de e-mail, digitar o endereço do destinatário e anexar o arquivo. Como o processo é trabalhoso, muitos usuários deixam de faze-lo, descumprindo assim a lei.

Nos emissores pagos o envio do e-mail é feito automaticamente, e sempre que solicitado você pode reenviar uma nota fiscal com apenas um clique!

6 – Risco de perder dados

Os arquivos XML das notas fiscais eletrônicas enviadas devem ser guardados por 5 anos, e não podem ser gerados novamente em caso de perda, pois contém a assinatura do certificado digital no momento do envio. Ou seja, são documentos únicos que precisam ser preservados.

No Emissor NFe Sebrae o usuário é responsável por providenciar a cópia dos dados. Em caso de vírus, defeito no computador ou mesmo furto do equipamento, você perderá todos os seus dados se não estiver realizando a cópia dos dados (backup) corretamente.

A Sygma oferece serviços de armazenamento gratuito do XML assinado, e ainda serviços de monitoramento do backup dos dados para você não perder nenhuma informação!

7 – Não emite MDFe

O Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDFe) é exigido de todas as empresas que realizam o transporte de cargas, seja própria ou terceirizada.

O Emissor NFe Sebrae não emite este documento, e o emissor gratuito de MDFe da SEFAZ SP foi descontinuado em 01/10/2018.

Portanto, todos que precisam emitir MDFe deverão procurar um emissor pago.

8 – Não emite CTe OS

O Conhecimento de Transporte Eletrônico Outros Serviços (CTe OS) é o documento fiscal exigido para o transporte de pessoas.

Não foi disponibilizado nenhum emissor gratuito governamental para este documento. Portanto, todos que precisam emitir CTe OS precisam de um emissor pago.

9 – Não é especializado para emissão de NFe Produtor Rural

Desde Outubro de 2018, através da Nota Técnica 2018.001 os produtores rurais foram autorizados a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe) utilizando o CPF da Pessoa Física, em substituição a Nota Fiscal Avulsa de Produtor Rural (NFAe) e o talão de produtor rural (Modelo 4).

O Emissor de NFe do Sebrae não realiza o cálculo automático de contribuições agrícolas como o FUNRURAL, fundos estaduais como o FETHAB de Mato Grosso (MT) ou crédito presumido de ICMS  em Minas Gerais (MG).

Isso dificulta a emissão das notas e pode induzir ao recolhimento incorreto de impostos. Por isso, é vantajoso para o produtor rural optar por um emissor especializado na Nota Fiscal Eletrônica para Produtor Rural.

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Produtor rural, conheça o melhor software emissor de notas fiscais feito para você. Saiba mais!

10 – Não integra ao escritório de contabilidade

O Emissor NFe Sebrae não possui nenhum recurso de integração com o escritório de contabilidade, o que dificulta a auditoria dos lançamentos e o trabalho do contador.

É possível exportar o XML das notas emitidas, mas o processo não é prático e o envio ao contador tem que ser feito manualmente.

No Emissor Fiscal Sygma todas as notas emitidas ficam disponíveis para o contador através de um portal na internet. Dessa forma, o escritório não precisa aguardar o envio de documentos, o que tem feito vários contadores optarem por essa solução.

Conclusão

Seja no Emissor Gratuito ou em um Emissor Pago, você conseguirá emitir suas notas fiscais.

A diferença entre eles são as vantagens que somente um emissor pago é capaz de oferecer, por ser um produto que possui mais recursos e atende melhor as necessidades da empresa, estando em constante evolução e aperfeiçoamento.

No Emissor Gratuito não há cobrança de mensalidade, porém é provável que você tenha gastos extras para realizar instalações do sistema ou do certificado digital, além de precisar de um maior auxílio de seu contador, por não ter um canal acessível de suporte técnico.

Além disso, não se sabe até quando o emissor gratuito continuará sendo atualizado e disponibilizado.

Tudo isso deve ser avaliado para evitar imprevistos na emissão de documentos fiscais que possam lhe ocasionar atrasos na entrega e no atendimento de clientes, ou até mesmo multas por descumprir as exigências legais ou pelo preenchimento incorreto dos dados. Nesses casos, o barato pode sair caro.

Considerando o Emissor Fiscal Sygma, que possui versões a partir de R$45,00 mensais, sem nenhuma outra cobrança de taxa, é possível a todos optar por uma solução completa e prática pois o custo é bastante acessível.

O que você achou desta análise? Queremos ouvir sua opinião. Deixe seu comentário!

Parceria Contador Eficiente
Contador: conheça nossas vantagens!

Faça o teste grátis do Emissor Fiscal Sygma

O Emissor Fiscal Sygma é usado por mais de 12.000 usuários satisfeitos em todo Brasil para emitir NFe, NFSe, CTe, CTe OS e MDFe.

Temos ainda uma versão específica para emitir Nota Fiscal Produtor Rural, que realiza facilmente os cálculos das contribuições para fundos rurais estaduais e créditos presumidos. Oferecemos condições especiais para Sindicatos Rurais e Contadores, que precisam emitir notas para diversos CPF. Quanto mais inscrições, maior o desconto!

O treinamento e suporte técnico é totalmente gratuito, e não há taxa de adesão e cancelamento.

Faça um teste grátis por 15 dias de nosso emissor fiscal, e confira as vantagens em relação ao emissor gratuito do Sebrae. Comprove a qualidade e eficiência de nosso produto e de nosso suporte técnico 24 horas. 

EMITA SUAS NOTAS FISCAIS
COM TOTAL PRATICIDADE E CONFIABILIDADE.

O EMISSOR FISCAL SYGMA é fácil de usar e oferece funcionalidades como cálculo automático de impostos, integração com sistemas contábeis e muito mais. E você conta com o suporte técnico de nossos especialistas, 24 horas por dia, de domingo a domingo, sempre que precisar. Experimente o Emissor Fiscal Sygma e gere as notas fiscais com muito mais tranquilidade.
Se é SYGMA, você pode confiar.
Emissor de nota fiscal Sygma

Veja também:

Caminhão na estrada com título Aprenda a averbar seguro de carga de forma automática

Como fazer averbação de carga online

Conheça o novo recurso gratuito de averbação de seguro de carga do Emissor Fiscal Sygma e aprenda como fazer averbação de carga online, de forma rápida e segura.

Comentários:

Deixe um comentário

Emissor de nota fiscal Sygma

Precisa de ajuda para emitir notas?

Experimente
Grátis!

Chega de sofrer sem suporte técnico!

Experimente nosso Emissor Fiscal por 15 dias e tenha suporte técnico 24 horas. Versões a partir de R$59/mês. Confira nossa qualidade!

Explore
Drag