Nota Fiscal Produtor Rural Goiás: saiba como emitir!

Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural Goiás (GO)
Fique livre de erros ao emitir a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás. Imagem de Diego Leite/Pixabay

Saiba como emitir a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás sem depender do site da SEFAZ GO

Em Goiás (GO), o produtor rural pode emitir nota fiscal eletrônica (NFe) para comercializar e transportar produtos agrícolas. Dessa forma, o talão de nota fiscal de produtor rural (modelo 4) se tornou obsoleto e já não pode mais ser utilizado em diversos tipos de operações.

A Nota Fiscal Produtor Rural Goiás pode ser emitida gratuitamente, através da Nota Fiscal Eletrônica Avulsa disponível no site da SEFAZ GO, e pode ser utilizada por todos os produtores rurais do estado.

Para isso, é necessário que o produtor rural utilize seu CPF e a Inscrição Estadual de Produtor Rural, que serão validados através de um Certificado Digital do tipo E-CPF.

Mas, apesar da Nota Fiscal Eletrônica Avulsa ser gratuita, ela possui algumas limitações conforme vamos apresentar neste artigo, que podem atrapalhar as operações do produtor rural.

Por isso, é importante saber que a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás também pode ser emitida através de um emissor fiscal especializado para produtor rural, sendo essa a melhor opção para quem procura praticidade e segurança na hora de emitir suas notas fiscais.

Vantagens de usar um emissor próprio para emitir a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás

Quando o produtor rural implanta um emissor fiscal, como o Sygma, ele não precisará mais acessar o site da SEFAZ GO para emitir nota fiscal avulsa, contando com diversas vantagens:

- Não precisa aguardar o pagamento do imposto para imprimir a nota:

Ao final da emissão de uma Nota Fiscal Avulsa é gerada uma guia do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), que deve ser paga pelo produtor rural para que a nota avulsa possa ser impressa.

Isso prejudica a emissão de notas fiscais em finais de semana e feriados, pois fora do horário de expediente bancário não é possível quitar esta guia.

Já na Nota Fiscal Produtor Rural Goiás emitida em emissor próprio, a nota fiscal é autorizada e impressa imediatamente. O recolhimento do imposto (se houver) pode ser feito posteriormente, dando mais liberdade ao produtor para programar o carregamento dos produtos vendidos.

- Ter suporte técnico para esclarecer dúvidas, com plantão 24 horas para emergências:

Essa talvez seja a maior vantagem de usar um emissor próprio para a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás.

A SEFAZ GO não possui um canal de suporte técnico imediato para dúvidas ou problemas na transmissão de uma Nota Fiscal Avulsa e também não realiza treinamento para ensinar o produtor rural sobre como preencher corretamente os campos.

No caso do Emissor Fiscal Sygma, o produtor rural possui suporte técnico disponível 24 horas, mesmo em finais de semana e feriados, permitindo que ele possa emitir as notas no horário que achar mais conveniente, sem transtornos.

Além disso, todos os usuários recebem um treinamento inicial totalmente gratuito, onde um consultor ensina ao vivo como emitir nota fiscal de produtor rural passo-a-passo.

- Emitir Nota Fiscal Produtor Rural Goiás quando estiver sem internet:

O emissor fiscal Sygma pode ser instalado no computador, e assim é possível utilizá-lo mesmo onde a conexão com a internet é bastante precária.

Além disso, se o produtor rural estiver totalmente sem internet, ele pode emitir a nota de produtor rural em modo de contingência, utilizando um papel especial chamado de “Formulário de Segurança”. Assim, ele pode despachar o produto imediatamente e deixar para transmitir essas notas somente quando a conexão com a internet for restabelecida.

- Facilidade no preenchimento dos campos e cálculos automáticos:

Quando é necessário emitir um grande volume de Nota Fiscal Produtor Rural Goiás ao mesmo tempo, ou em escritórios de contabilidade onde diariamente são emitidas diversas notas fiscais para produtores rurais diferentes, o preenchimento de Nota Fiscais Avulsas pode se tornar um processo lento e trabalhoso.

No caso do Emissor Fiscal Sygma, é possível emitir notas rapidamente pois as telas são práticas e amigáveis, e a tabela de tributação dos produtos facilita o cálculo automático dos impostos. Por isso, a contribuição para fundos rurais como o FUNRURAL ou o cálculo do crédito presumido do ICMS pode ser feito sem erros.

Credenciamento para emitir a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás em emissor próprio

Para credenciar um produtor rural pessoa física para emitir a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás em emissor fiscal próprio, deve ser feita a adesão ao regime especial descrito na Instrução Normativa 673/04.

Assim, além da emissão da própria nota fiscal, será permitido também a utilização de créditos presumidos e o recolhimento do imposto por regime periódico de apuração, que pode ser bastante vantajoso para o produtor rural.

Os procedimentos para o credenciamento na IN 673 estão informados na própria instrução normativa. Se precisar de mais informações, consulte a Delegacia Fiscal da SEFAZ de Goias (GO) ou entre em contato com a Coordenação de Documentos Fiscais pelo telefone (62) 3269-2049.

Se preferir, deixe um comentário com sua dúvida sobre o credenciamento e iremos lhe ajudar.

Conclusão

A emissão de Nota Fiscal Avulsa para produtor rural pessoa física em Goiás (GO) através do site da SEFAZ é uma solução gratuita que facilitou a vida do produtor, ao permitir que ele possa emitir suas notas sem ter que se deslocar a Delegacia Fiscal mais próxima.

Porém, a contratação de um sistema emissor de Nota Fiscal especializado para Produtor Rural oferece benefícios importantes, e possui um custo muito baixo.

Considerando que o Emissor Fiscal Sygma possui versões a partir de R$39,90 mensais, sem nenhum custo extra para treinamento ou suporte técnico 24 horas, cabe ao produtor rural decidir se vale a pena realizar este investimento para ter tranquilidade e evitar riscos na hora de comercializar seus produtos.

Você pode fazer o teste gratuito do Emissor Fiscal Sygma por 15 dias e comprovar a qualidade e eficiência de nosso atendimento. O cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento sem complicações e não cobramos nenhuma taxa.

Para produtores que possuem mais de uma Inscrição Estadual, ou escritórios de contabilidade que precisam emitir a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás para diversos emitentes, temos condições especiais! Fale agora com nossa equipe através do chat, ou se preferir, preencha o formulário do teste gratuito, que entraremos em contato.

Você tem alguma dúvida sobre a Nota Fiscal Produtor Rural Goiás? Deixe seu comentário para que possamos lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *