Nota Fiscal Produtor Rural MG: não dependa da NF Avulsa!

Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural MG
Saiba como emitir Nota Fiscal Produtor Rural MG. Imagem de Martina Giuffrida

Veja 4 motivos para substituir a Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG

A emissão de Nota Fiscal Produtor Rural em Minas Gerais (MG) pode ser feita por meio eletrônico desde 2010, conforme Decreto 45.477 da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEFAZ MG), para acobertar as operações sujeitas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização e transporte de produtos agrícolas.

Porém, o que muitos produtores mineiros desconhecem é que a emissão da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG não é sua única alternativa.

Em Outubro de 2018 a SEFAZ MG anunciou que, para resolver as limitações e dificuldades ao emitir a NF Avulsa MG, foram ajustados os sistemas para permitir que a Nota Fiscal Produtor Rural MG (NFe) também pudesse ser transmitida através de emissor fiscal próprio, utilizando o CPF e Inscrição Estadual da pessoa física.

Neste artigo, veremos os principais problemas registrados na emissão da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG, e como eles podem ser facilmente resolvidos com a implantação de um emissor de Nota Fiscal Produtor Rural.

1 - Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG pode levar até 2 dias úteis para ser autorizada

Em diversas situações, como por exemplo na saída interestadual de produtos, a Nota Fiscal Avulsa para Produtor Rural emitida pelo SIARE precisa ser analisada pela SEFAZ MG antes de ser autorizada.

O produtor rural faz o requerimento da Nota Fiscal Avulsa pelo site, e ao final é apresentada uma mensagem informando que a solicitação será analisada a partir do próximo dia útil, e que a Administração Fazendária terá até 2 dias úteis para atendê-la. Assim, é gerado um número de Protocolo de Requerimento, que deverá ser utilizado para acompanhar o andamento da solicitação.

Somente após a conclusão deste requerimento, o produtor rural poderá imprimir a Nota Fiscal Avulsa e despachar o produto.

Esta demora na autorização da NF Avulsa pode inviabilizar negócios para o produtor rural, especialmente em finais de semana e feriados, pois ele deverá considerar este atraso antes de combinar a entrega do produto.

Já na Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural emitida através de um emissor próprio, a autorização é imediata, não havendo necessidade de aguardar análise da Administração Fazendária. Dessa forma, o produtor rural pode imprimir o documento e realizar o transporte da mercadoria agrícola no momento que desejar.

Requerimento da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG demora até 2 dias para ser autorizado - Imagem SEFAZ MG

2 - Não é possível a emissão de Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG sem internet

Para fazer o requerimento de uma NFe Avulsa, o produtor rural precisa acessar o site do Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE) utilizando um computador interligado a internet, onde fará a digitação dos dados.

Se houver algum problema de conexão na internet ou se o sistema SIARE estiver inoperante, o produtor rural ficará impedido de emitir a NF Avulsa, o que pode inviabilizar o envio da mercadoria.

Quando se utiliza um emissor de Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural, existe a possibilidade de emitir a nota fiscal em modo de contingência, ou seja, o produtor rural pode imprimir a NFe em um papel especial denominado Formulário de Segurança (FS-DA) e transmiti-la somente quando a conexão com a internet for restabelecida.

Formulário de Segurança FS-DA para emissão de NFe Produtor Rural
Exemplo de Formulário de Segurança FS-DA usado para emitir NFe Produtor Rural MG em contingência

3 - O preenchimento da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG é demorado

Quando o produtor rural precisa emitir um grande volume de NFe Avulsa ao mesmo tempo, ou em escritórios de contabilidade onde diariamente são emitidas diversas notas fiscais para produtores rurais diferentes, o preenchimento dessas notas fiscais no SIARE pode se tornar um processo lento e trabalhoso.

A grande quantidade de campos para preenchimento e o excesso de informações solicitadas pelo SIARE tornam o processo de emissão de uma Nota Fiscal bastante demorado, quando comparado com um emissor de Nota Fiscal especializado para Produtor Rural.

No caso do Emissor Fiscal Sygma, é possível emitir a NFe Produtor Rural MG rapidamente pois as telas são práticas e amigáveis, e as tabelas de tributação pré-definidas por produto e UF facilitam o cálculo dos impostos. Por isso, a contribuição para fundos rurais como o FUNRURAL ou o cálculo do crédito presumido do ICMS pode ser feito sem erros.

Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG dificuldade de preenchimento
Excesso de campos e informações na tela de requerimento da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG - Imagem SEFAZ MG

4 - Não há um suporte técnico para problemas ao emitir NF Avulsa

Para começar a emitir Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG, o usuário precisa recorrer aos manuais disponibilizados pela SEFAZ MG.

Se estes manuais não forem suficientes, poderá enviar sua dúvida para os atendentes da SEFAZ MG por email ou telefone, ou solicitar ajuda aos funcionários da Administração Fazendária de sua cidade, em horário comercial.

Porém se houver problemas técnicos para acessar o sistema, como erros no navegador da internet, dificuldade para utilizar o certificado digital ou a senha de acesso, falha ao imprimir a NF, ou mesmo dúvida no preenchimento correto de algum campo, não há a quem recorrer.

Não há um canal exclusivo para solicitar suporte técnico para a emissão da Nota Fiscal Avulsa de Produtor Rural.

Sabendo que o produtor rural tem necessidade de trabalhar em qualquer horário, muitas vezes em finais de semana e feriados, a Sygma disponibiliza plantão 24 horas para o suporte técnico de seu Emissor Fiscal.

Em caso de qualquer dificuldade ou problema técnico no sistema, nossos consultores conectam no computador do produtor rural e o ajudam a concluir a transmissão da NFe imediatamente.

Além disso, realizamos treinamentos ao vivo para a implantação do sistema, onde logo de início são sanadas todas as dúvidas de funcionamento.

Emissor Gratuito de NFe com problema
Falta de suporte técnico dificulta o uso da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG

Conclusão

A emissão de Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural pessoa física em Minas Gerais (MG) através do SIARE é uma solução gratuita que trouxe comodidade ao produtor rural ao permitir que ele possa emitir suas notas sem ter que se deslocar até a Administração Fazendária mais próxima.

Porém, a contratação de um sistema emissor de Nota Fiscal especializado para Produtor Rural oferece benefícios importantes à um custo muito baixo.

Considerando que o Emissor Fiscal Sygma possui versões a partir de R$39,90 mensais, sem nenhum custo extra para treinamento ou suporte técnico 24 horas, cabe ao produtor rural decidir se vale a pena realizar este investimento para ter tranquilidade e evitar riscos na hora de comercializar seus produtos.

Se desejar, faça o teste gratuito do Emissor Fiscal Sygma por 15 dias e comprove a qualidade e eficiência de nosso atendimento. O cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento sem complicações e não cobramos nenhuma taxa.

Para produtores que possuem mais de uma Inscrição de Produtor Rural, ou escritórios de contabilidade que precisam emitir nota fiscal para diversos produtores, temos condições especiais! Fale agora com nossa equipe através do chat ou se preferir preencha o formulário do teste gratuito que entraremos em contato.

Você tem alguma dúvida sobre a Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG ou sobre como emitir a Nota Fiscal Produtor Rural MG em um emissor próprio? Deixe seu comentário para que possamos lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *