fbpx
Nota Fiscal Produtor Rural MG: não dependa da NF Avulsa!

Nota Fiscal Produtor Rural MG: não dependa da NF Avulsa!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Plantação de Soja
Programa emissor de Nota Fiscal Produtor Rural MG resolve problemas da nota avulsa. Imagem de Mariana Lazaro/Pixabay

A Nota Fiscal Avulsa de Produtor Rural MG evoluiu, mas ainda precisa melhorar

Em Minas Gerais (MG), desde Setembro de 2010 não é mais necessário utilizar o talão de nota fiscal de produtor rural (modelo 4).

Através do Decreto 45.477 da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEFAZ MG), foi garantido ao Produtor Rural a possibilidade de emitir Nota Fiscal Eletrônica Avulsa.

Essa mudança modernizou a forma como o produtor rural mineiro comercializa seus produtos, eliminando a necessidade de preenchimento da nota fiscal em papel e dispensando a apresentação mensal do talão na Administração Fazendária (AF).

Mas, apesar de representar um avanço, a Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG ainda apresenta diversas limitações e instabilidades, que acabam gerando transtornos para o produtor rural.

Recentemente, o governador Romeu Zema sancionou o Decreto 47.909, que introduziu algumas melhorias na Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG, criando uma forma de emissão especial para eliminar algumas dessas limitações, como:

  • Possibilidade de impressão imediata da Nota Fiscal Avulsa, sem a necessidade de aguardar até 48 horas para que ela seja aprovada.
  • Permitir aos sindicatos, cooperativas, associações e leiloeiros que possam solicitar a emissão das notas fiscais para os produtores, quando autorizados.
  • Quando houver incidência de imposto, o DAE – Documento de Arrecadação Estadual – não precisa mais ser pago antes da emissão da nota fiscal.
  • Permitir o uso da Nota Fiscal Avulsa para operações internas e interestaduais.

No entanto, ainda persistem os problemas de instabilidade no ambiente de emissão da Nota Fiscal Avulsa e a falta de um canal de suporte técnico para orientar o produtor rural.

Neste artigo, veremos os principais problemas registrados na emissão da Nota Fiscal Avulsa e como eles podem ser facilmente resolvidos com a implantação de um emissor especializado na Nota Fiscal Produtor Rural MG.

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Experimente grátis nosso emissor da Nota Fiscal Produtor Rural MG

Desvantagens de utilizar a Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG

1 - Não é possível emitir Nota Avulsa sem internet ou quando o Siare está fora do ar

Para emitir NFe Avulsa, o produtor rural precisa acessar o site do Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE), utilizando um computador interligado a internet, onde fará a digitação dos dados.

Se houver algum problema de conexão com a internet ou se o sistema SIARE estiver inoperante, o produtor rural ficará impedido de emitir a NF Avulsa, o que pode inviabilizar o envio da mercadoria.

No caso do Emissor de Nota Fiscal da Sygma, o programa fica instalado no computador do Produtor Rural, e por isso não depende de conexão com a internet para funcionar.

Por isso, existe a possibilidade de emitir a Nota Fiscal Produtor Rural MG em modo de contingência, ou seja, ela pode ser impressa em um papel especial denominado Formulário de Segurança (FS-DA) e ser transmitida posteriormente, quando a conexão com a internet for restabelecida.

Formulário de Segurança FS-DA para emissão de NFe Produtor Rural
Exemplo de Formulário de Segurança FS-DA usado para emitir a Nota Fiscal Produtor Rural MG em contingência

2 - O preenchimento da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG é demorado

Quando o produtor rural precisa emitir um grande volume de NFe Avulsa ao mesmo tempo, ou em escritórios de contabilidade do agronegócio onde diariamente são emitidas diversas notas fiscais para produtores rurais diferentes, o preenchimento dessas notas fiscais no SIARE pode se tornar um processo lento e trabalhoso.

A grande quantidade de campos para preenchimento e o excesso de informações solicitadas pelo SIARE tornam o processo de emissão de uma Nota Fiscal bastante demorado, quando comparado com um emissor de Nota Fiscal especializado para o Produtor Rural.

No caso do Emissor Fiscal Sygma, é possível emitir a Nota Fiscal Produtor Rural MG rapidamente pois as telas são práticas e amigáveis, e as tabelas de tributação facilitam o cálculo dos impostos. 

Assim, diversas informações são preenchidas automaticamente, como o cálculo da contribuição para o FUNRURAL ou o crédito presumido do ICMS.

Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG - dificuldade de preenchimento de campos
Excesso de campos e informações na tela de requerimento da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG - Imagem SEFAZ MG

3 - Não há um suporte técnico para problemas ao emitir NF Avulsa

Para começar a emitir Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG, o usuário precisa recorrer aos manuais disponibilizados pela SEFAZ MG.

Se estes manuais não forem suficientes, poderá enviar sua dúvida para os atendentes da SEFAZ MG por email ou telefone, ou solicitar ajuda aos funcionários da Administração Fazendária de sua cidade, em horário comercial.

Porém se houver problemas técnicos para acessar o sistema, como erros no navegador da internet, dificuldade para utilizar o certificado digital, falhas ao imprimir a nota fiscal, ou mesmo dúvida no preenchimento correto de algum campo, não há a quem recorrer.

Não há um canal exclusivo para solicitar suporte técnico para a emissão da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG.

Sabendo que o produtor rural tem necessidade de trabalhar em qualquer horário, muitas vezes em finais de semana e feriados, a Sygma disponibiliza plantão 24 horas para o suporte técnico de seu Emissor Fiscal.

Em caso de qualquer dificuldade ou problema técnico no sistema, nossos consultores conectam no computador do produtor rural e o ajudam a concluir a transmissão da Nota Fiscal Produtor Rural MG imediatamente.

Além disso, realizamos treinamentos ao vivo para a implantação do sistema, onde logo de início são sanadas todas as dúvidas de funcionamento.

Emissor Gratuito de NFe com problema
Falta de suporte técnico dificulta o uso da Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG

Descomplique! Experimente o emissor da Nota Fiscal Produtor Rural MG

A emissão de Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG através do SIARE é uma solução gratuita que trouxe comodidade ao produtor rural ao permitir que ele possa emitir suas notas sem ter que se deslocar até a Administração Fazendária mais próxima.

Porém, a contratação de um sistema emissor de Nota Fiscal especializado para Produtor Rural oferece benefícios importantes à um custo muito baixo.

Considerando que o Emissor Fiscal Sygma possui versões a partir de R$39,90 mensais, sem nenhum custo extra para treinamento ou suporte técnico 24 horas, cabe ao produtor rural decidir se vale a pena realizar este investimento para ter tranquilidade e evitar riscos na hora de comercializar seus produtos.

Se desejar, faça o teste gratuito de nosso Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural MG por 15 dias e comprove a qualidade e eficiência de nosso atendimento. O cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento sem complicações e não cobramos nenhuma taxa.

Para quem possui mais de uma Inscrição de Produtor Rural, ou escritórios de contabilidade que precisam emitir nota fiscal para diversos produtores, temos condições especiais! Fale agora com nossa equipe através do chat ao vivo, ou se preferir, preencha o formulário do teste gratuito que entraremos em contato.

Você tem alguma dúvida sobre a Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural MG ou sobre como emitir a Nota Fiscal Produtor Rural MG em um emissor próprio? Deixe seu comentário para que possamos lhe ajudar!

A SYGMA É SUA PARCEIRA DE TODAS AS
HORAS NA EMISSÃO DE NF-e RURAL.

O EMISSOR FISCAL SYGMA é fácil de usar e oferece funcionalidades como cálculo automático de impostos, integração com sistemas contábeis e muito mais. E você conta com o suporte técnico de nossos especialistas, 24 horas por dia, de domingo a domingo, sempre que precisar. Experimente o Emissor Fiscal Sygma e gere as notas fiscais com muito mais tranquilidade.
Se é SYGMA, você pode confiar.
Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Veja também:

Coletor para Contagem de Estoque Automatizada

Contagem de estoque com coletor eletrônico

O uso de coletor para contagem de estoque automatizada diminui o tempo gasto com balanços nas empresas, eliminando erros de digitação e contagem incorreta. Saiba tudo sobre a contagem de estoque com coletor eletrônico e veja como este recurso pode lhe ajudar no controle de estoque de sua empresa.

Comentários:

Deixe um comentário

  1. Bom dia.
    Dúvidas: Ao emitir uma nota fiscal avulsa, não atrapalha o produtor rural na hora de se aposentar? Alguém me disse que hoje não tem mais nota fiscal avulsa e tem que ser pelo CNPJ e não por CPF. Isso é verdade? Como fazer para que o imposto gerado pela nota fiscal avulsa emitida de produtos agricolas seja revertido para secretaria de Agricultura do Município? E por último: Tenho um escritório de prestação de serviços, posso adquirir um programa de emissão de notas e prestar este serviço ao produtor rural?

    1. Olá Adão! A nota avulsa não atrapalha em nada na aposentadoria do produtor rural. Você pode sim emiti-la usando o CPF, não há necessidade de ter um CNPJ. Em relação ao imposto, emitindo a nota fiscal e recolhendo o imposto você já estará regularizado com o município, não é preciso fazer nada a mais. Você pode sim adquirir o sistema para emitir nota fiscal para terceiros. Se desejar, faça o teste grátis de nosso emissor por 15 dias e tire suas dúvidas com nosso suporte. Estamos à disposição!

Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Precisa de ajuda para emitir notas?

Experimente
Grátis!

Nota Fiscal de Produtor Rural é com a Sygma!

Experimente nosso Emissor de Nota Fiscal por 15 dias e tenha suporte técnico 24 horas. Confira nossa qualidade!

Explore
Drag