fbpx
Gestão rural: o que é, pilares, importância e práticas para alcançar o sucesso

Gestão rural: o que é, pilares, importância e práticas para alcançar o sucesso

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
gestão da propriedade rural

Se você é um produtor e almeja o crescimento do seu negócio, de forma a potencializar seus lucros e reconhecimento no mercado, é fundamental investir em práticas de gestão rural.

Toda produção precisa de planejamento, organização, e um direcionamento que possa trazer os melhores rendimentos para o negócio em todas as suas esferas — e isso vale até para pequenos produtores, que estão apenas começando no ramo.

O agronegócio é um nicho de mercado que traz uma série de vantagens para quem investe, com alto potencial de crescimento e uma vasta gama de possibilidades! 

No entanto, para que o produtor tenha sucesso, e se mantenha competitivo, ele deve adotar algumas estratégias de gestão.

Atualmente, vivemos uma fase excelente para investir em novos métodos de gestão da propriedade rural: essa matéria do portal Sou Agro destaca algumas das novas tecnologias que podem ajudar o produtor nessa demanda.

Em suma, com a adoção dos recursos certos, investimento equivalente, e muita organização, é possível que o produtor faça correta administração rural e gestão do agronegócio, potencializando o seu trabalho!

Mas como fazer isso? Quais são esses recursos e como colocar em prática as diversas possibilidades da gestão rural?

Sygma Sistemas, parceira da sua produção, veio ajudar você com essa!

Preparamos aqui um guia completo para que você confira a importância da gestão para o agronegócio e seus principais pilares — e de que forma eles vão mudar o seu trabalho na fazenda.

Acompanhe abaixo para tirar todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

Quer saber como fazer a contabilidade da sua produção? Temos um artigo especificamente sobre esse tema, que você pode conferir aqui.

O que é gestão rural?

Gestão rural são todas as medidas adotadas para direcionar e melhorar os processos na produção rural, bem como as estratégias do negócio, oferecendo mais agilidade e uma perspectiva de alto desempenho ao produtor rural e sua lavoura ou fazenda.

Aqui, estamos falando do uso de softwares, tecnologias diversas, modelos de planejamento, ferramentas, e mais uma série de recursos que, juntos, compõem esse rico conjunto de possibilidades de potencializar os rendimentos do seu negócio.

A gestão da sua produção não envolve, necessariamente, apenas as pessoas que trabalham com você: muitos pequenos produtores, no início de seus projetos, fazem sozinhos a maior parte das demandas da fazenda.

Esse conceito abrange, principalmente, medidas que podem ser tomadas para se pensar em decisões mais assertivas, que maximizam a produção, tragam melhores resultados e, porque não, também reduzam os custos.

Conhecer mais sobre contabilidade rural e perspectivas da gestão no agronegócio não quer dizer investir em grandes ferramentas que vão transformar a lavoura em uma produção em larga escala — isso só acontece se o produtor estiver realmente interessado.

O principal objetivo é trazer mais produtividade e qualidade para as atividades ali realizadas, conforme a demanda da fazenda.

Vamos juntos saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando a leitura.

software LCDPR teste gratuito
Conheça o melhor software de LCDPR! Você pode fazer um teste gratuito por 15 dias.

Qual a diferença entre administração e gestão rural?

Esses conceitos são muito parecidos e comumente tratados como sinônimos, não só na produção rural.

É normal que administração e gestão sejam confundidas, em suas práticas, também nas empresas na cidade, e esse tratamento pode atrapalhar o direcionamento do negócio, impedindo diversas possibilidades de crescimento.

Quando falamos de administração rural, o principal conceito é o do conhecimento técnico que envolve o tratamento da propriedade e da produção que acontece ali.

É preciso ter uma visão ampla, lidando com estratégias e medidas que serão aplicadas com o intuito de obter lucratividade e maior produtividade.

Já quando falamos de gerenciamento rural, o planejamento é um pouco mais complexo: o produtor vai lidar diariamente com questões operacionais e suas demandas dentro dessa área.

A gestão rural se relaciona diretamente com a administração; no entanto, fica focada, essencialmente, nas ações rurais da produção, seus resultados, e práticas que podem ser aplicadas para potencializar resultados.

Aprimore a gestão de sua empresa com o Sistema Gerencial Sygma!

Quais são os pilares da gestão rural?

gestão de pessoas no meio rural

Para que a gestão da sua produção ofereça bons resultados, e esse conceito faça sentido no seu modelo de operação, talvez seja necessário fazer alguns ajustes no cotidiano que você tem na fazenda.

Para isso, estar familiarizado com os pilares da gestão rural é fundamental, direcionando seus primeiros passos nessa nova forma de gerir o seu trabalho na lavoura.

Acompanhe abaixo quais são esses pilares:

Planejar

A dedicação nessa etapa é o que vai garantir uma base sólida para as futuras decisões tomadas nas suas práticas de gestão rural.

O pilar do planejamento serve para que o produtor defina quais são os objetivos do seu negócio e de que forma a gestão pode ajudar a alcançá-los.

Sabemos que o planejamento da produção rural depende, essencialmente, do planejamento de safra — por isso, é importante se atentar para as datas do início do novo ciclo de plantio, e determinar seus objetivos com base nelas.

Organizar

O pilar da organização é o que vai reunir os recursos necessários para a execução das metas estabelecidas na fase de planejamento.

Aqui, o produtor deve listar e distribuir as funções que vão garantir o alcance dos objetivos: quem ficará responsável por cada função, quais normas devem ser cumpridas, e demandas afins.

Ainda, a organização deve abranger qual o limite de orçamento a ser investido na produção rural: devem ser analisadas transações financeiras, verba direcionada às compras e outras questões.

Liderar

Para que a sua gestão dê certo, as práticas não devem somente ficar na parte operacional ou administrativa: o engajamento dessas metas faz parte de uma eficiente gestão rural.

Um bom gestor deve ser, efetivamente, um bom líder, influenciando os demais colaboradores a contribuir com o seu melhor no crescimento da produção, visando resultados positivos.

Essa etapa envolve mais um trabalho pessoal do que burocrático, mas que faz toda a diferença no cotidiano da fazenda, uma vez que um ambiente saudável de trabalho impacta nos rendimentos da produção.

Controlar

Esse é um dos pilares que mais passam por ajustes conforme a gestão rural é aplicada no seu negócio: é nessa etapa que se acompanham os resultados dos esforços de um bom gerenciamento da produção.

O gestor responsável deve sempre verificar as métricas utilizadas para se atentar aos números e aos dados que ela representa, atestando se as estratégias deram certo ou não.

Aqui é o momento da avaliação, e de reconsideração de determinadas práticas, adotando ajustes sempre que necessário.

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Produtor rural, conheça o melhor software emissor de notas fiscais feito para você. Saiba mais!

Qual a importância da gestão de empresas rurais?

Como acontece com qualquer outra empresa, o gerenciamento de uma produção rural, mesmo que de menor porte, pertencente a um pequeno produtor, faz toda a diferença no desenvolvimento do negócio.

Quando o gestor conhece melhor todas as áreas da sua produção, passa a compreender com mais precisão as necessidades dela, onde direcionar estratégias e quais investimentos são mais rentáveis.

Ainda, o produtor responsável pela gestão rural começa a ter uma perspectiva completa de todas as áreas da fazenda, considerando finanças, operações, tecnologias envolvidas, e muito mais.

Estamos falando de assuntos como:

  • maior estabilidade do fluxo de caixa;
  • tomada de decisão mais sustentável;
  • equilíbrio de investimentos, recursos e insumos;
  • minimização de riscos e maior previsibilidade de mercado.

Em suma, a gestão rural é imprescindível para que a produção prospere de forma organizada e com muitos lucros.

Práticas para melhorar a sua gestão rural

Além dos pilares que direcionam como a gestão da fazenda pode acontecer de forma mais eficiente e organizada, algumas práticas são as mais comuns entre as produções rurais, trazendo ótimos resultados aos produtores.

Independentemente de qual seja a sua atuação no agronegócio, essas estratégias podem ser muito bem aproveitadas pela operação adotada na sua produção — vale a pena conferir!

Acompanhe abaixo algumas ferramentas e recursos para integrar o seu modelo de gestão rural:

Mapear os processos e entender se existem gargalos

Essa análise inicial de toda a operação que acontece dentro da fazenda é essencial para identificar o que funciona e, principalmente, onde estão os gargalos que fazem com que o produtor desperdice recursos e tempo.

Isso vale para toda a cadeia produtiva da lavoura: desde o plantio, passando pela colheita, envolvendo todos os funcionários ali presentes e a relação com fornecedores e clientes.

Mapear os processos vai ajudar, também, a compreender com totalidade a dimensão do negócio, bem como promover insights de como ele pode se desenvolver ainda mais.

Análise de dados

As métricas e índices gerados pela sua produção são os melhores indicadores para avaliar como a sua gestão se comporta.

Atualmente, recursos tecnológicos como o big data são os preferidos das empresas para acompanhar o direcionamento de recursos e, principalmente, a rentabilidade das estratégias.

Com dados em mãos, é mais fácil traçar um direcionamento assertivo para a gestão da sua produção, uma vez que é possível confiar nos resultados dos indicadores.

Invista no controle de estoque

Para uma eficaz gestão rural, o controle do estoque é uma das tarefas mais importantes, uma vez que o produtor lida constantemente com produtos perecíveis como agrodefensivos, fertilizantes, e até o armazenamento da sua própria produção.

Sempre estar atento ao que está no seu inventário é essencial para evitar gastos extras e desnecessários, além de reduzir casos de desperdício.

Controle de custos de produção inteligente

Quando apresentamos o conceito de produção inteligente, estamos falando de uma forma mais otimizada de tratar as etapas que envolvem o processo produtivo na sua fazenda.

Aqui, entra a atenção redobrada ao controle de custos: é fundamental que o produtor esteja atento a conhecer bem o que entra e o que sai do caixa da propriedade, bem como o principal destino das contas pagas.

Fazer isso por meio de ferramentas digitais, como o software de Sygma, é garantir muito mais segurança no acompanhamento dos custos, evitando surpresas com o financeiro do seu negócio.

Fluxo de caixa em dia

Um controle de custos assertivo leva, essencialmente, a um contato direto com o fluxo de caixa da produção — e a atualização constante desta demanda é o que vai determinar diversas estratégias e investimentos na sua fazenda.

Apenas sabendo como anda o fluxo de caixa é que o produtor compreende, realmente, como está a situação financeira do seu negócio, mapeando quanto tem destinado ao pagamento de despesas, onde estão suas receitas e, principalmente, seu saldo final.

Manter o fluxo de caixa sempre em dia, ainda, é a base para o desenvolvimento saudável da sua produção, além de garantir que a sua contabilidade não passe por imprevistos que podem ser evitados.

Ter uma gestão de pessoas eficiente

Por mais que a sua produção possa ser de pequeno porte, você certamente deve precisar lidar com fornecedores e funcionários, mesmo que temporariamente — e isso já caracteriza a realização de uma gestão de pessoas.

Para que a mão de obra incorporada na produção ofereça bons resultados, é essencial trabalhar uma comunicação transparente, que vai ser o pilar de um bom relacionamento entre você e a sua equipe, não importa o tamanho dela.

Investir em treinamentos e aperfeiçoamento dos processos também são tarefas que devem estar nas suas prioridades na gestão de pessoas.

Investir em tecnologia para gestão rural

O advento da tecnologia veio para mudar, para melhor, a forma como gerimos os mais variados empreendimentos, e seus impactos são sentidos, também, na lavoura.

Utilizar recursos digitais para auxiliar nas tarefas que envolvem a gestão rural torna o trabalho no campo muito mais fácil e otimizado: é possível mensurar resultados, evitar erros causados pelo trabalho manual, e muito mais.

Quando o assunto é tecnologia para a gestão na fazenda, Sygma é a sua melhor e mais completa opção!

Nosso software foi desenvolvido pensando exatamente nas necessidades do produtor nos mais variados ramos do agronegócio, desde a emissão de notas fiscais, até a parceria com a sua contabilidade!

Transforme sua gestão com o software para armazenagem de grãos da Sygma. Experimente hoje mesmo!

Experimente grátis o software para agronegócio AgroGestor Sygma
Experimente grátis por 15 dias nosso software para agronegócio

Tudo certo para implementar boas práticas de gestão rural?

Hoje, você conferiu uma série de possibilidades para investir em uma gestão rural 360º: completa, de acordo com as necessidades do seu negócio, e do tamanho que demanda a sua produção.

Se atentar a esses detalhes e traçar uma estratégia eficiente vai contribuir imensamente para o desenvolvimento sustentável da sua fazenda, trazendo lucratividade e muito sucesso à sua produção.

Conte com Sygma nesse processo: nosso software para produtor rural é o melhor parceiro do seu trabalho no campo! Experimente aqui por 15 dias grátis.

O AGROGESTOR® SYGMA FACILITA A VIDA
DO PRODUTOR RURAL NO DIA A DIA.

Com o AgroGestor® SYGMA, nosso software desenvolvido para atender às necessidades específicas da gestão de agronegócios, você conseguirá controlar as despesas e receitas, registrar as compras e gastos de insumos com apenas alguns cliques, emitir notas fiscais de vendas, atender a exigência do Livro Caixa Digital (LCDPR) e ainda apurar o resultado de sua atividade rural. Você conta também com o atendimento 5 estrelas do nosso suporte técnico rápido, com plantão 24 horas mesmo em finais de semana e feriados. Com o software para fazendas da SYGMA, você nunca fica na mão! Se é SYGMA, você pode confiar.

Software para Agronegócio AgroGestor

Veja também:

MDFe dentro do estado obrigatório em Abril de 2020

MDFe intermunicipal será obrigatório em Abril de 2020

O Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDFe) tornou-se obrigatório em operações de transporte de cargas intermunicipal mesmo em operações dentro do estado. Saiba mais detalhes sobre esta mudança no MDFe intermunicipal.

Comentários:

Deixe um comentário

Software para Agronegócio AgroGestor

AgroGestor® SYGMA é sua melhor opção de software de gestão para agronegócios

Experimente
Grátis!

A Solução que facilita a vida do produtor rural.

Teste nosso Sistema para Agronegócio por 15 dias, com a garantia do suporte 24 horas e a qualidade SYGMA aprovada por mais de 12.000 usuários no Brasil!

Explore
Drag