fbpx
Dicas para fazer backup dos dados da empresa corretamente

Dicas para fazer backup dos dados da empresa corretamente

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Fundo marrom com circulo verde e desenho de um HD de computador

Fazer backup dos dados do sistema é uma tarefa que muitos usuários adiam ao máximo, pois não consideram importante ou desconhecem os riscos que correm.

Geralmente quem pensa assim, nunca teve a infelicidade de perder os dados de dias, meses ou até anos de trabalho!

Para evitar esse tipo de transtorno, a Sygma disponibiliza a todos os clientes o aplicativo CBS (CENTRAL DE BACKUP SYGMA) para realização de backup automático e agendado, com cópia adicional e em mídia externa. É um aplicativo prático, completo e eficaz, que acompanha a instalação do sistema. Ele apresenta, inclusive, alerta para o usuário informando que o backup não está sendo realizado corretamente.

Se preferir, a Sygma oferece um serviço de monitoramento de backup denominado Sygma Backup, onde nossos técnicos irão verificar diariamente se os dados da empresa foram copiados e estão seguros. Este serviço pode ser contratado a qualquer momento por nossos clientes. 

Os backups permitem que os gestores tenham a confiança de que seus registros serão recuperados facilmente, caso algum equipamento falhe, seja furtado ou apresente erros após uma queda de energia.

Ransomware: o perigo dos vírus de criptografia!

Fundo azul com quadrado laranja e um cadeado

As técnicas utilizadas pelos cibercriminosos vem evoluindo com o tempo. A mais utilizada hoje é conhecida como “Ransomwares“, família de vírus que criptografa arquivos importantes dos computadores infectados, cobrando pagamento de um “resgate” para restauração dos mesmos.

No Brasil, as vítimas mais frequentes são pequenas e médias empresas, que geralmente possuem infraestrutura de segurança de dados precária ou inexistente. Mas isso não é um padrão, pois os hackers também atacam grandes corporações e até usuários finais.

Preocupada com isso, a Sygma vem orientar mais uma vez seus clientes sobre a importância das rotinas de backup e sua manutenção em mídia externa, preferencialmente em cd, pendrive e backup em nuvem. Arquivos criptografados dificilmente são recuperados, mas podemos evitar esse transtorno seguindo alguns passos:

  • Manter sempre um software anti vírus instalado e atualizado;
  • Evitar a utilização de softwares “piratas” e/ou instalação de softwares não confiáveis no computador;
  • Acompanhar diariamente se o backup automático disponibilizado pela Sygma está sendo feito corretamente. Obs.: Se o backup estiver sendo feito apenas uma vez por dia, entre em contato com o nosso Suporte para adicionarem outros horários de sua preferência;
  • Salvar os backups em mídia externa (CD, Pendrive, HD Externo, etc);
  • Nunca manter as mídias externas onde os backups são salvos conectadas ao PC: Após realizada a cópia, desconecte o dispositivo e guarde.

A cópia adicional (duas mídias externas ao mesmo tempo) também é uma boa prática de segurança, pois protege a empresa contra uma eventual falha de equipamento (pendrive queimado por exemplo), garantindo o acesso aos dados e evitando prejuízos.

Vale lembrar que, é de responsabilidade do cliente manter e verificar sempre as rotinas do backup. Para mais informações contate nosso suporte. Estamos prontos para lhe ajudar!

Você tem feito backup dos dados em sua empresa? De que maneira? Deixe seu comentário!

EMITA SUAS NOTAS FISCAIS
COM TOTAL PRATICIDADE E CONFIABILIDADE.

O EMISSOR FISCAL SYGMA é fácil de usar e oferece funcionalidades como cálculo automático de impostos, integração com sistemas contábeis e muito mais. E você conta com o suporte técnico de nossos especialistas, 24 horas por dia, de domingo a domingo, sempre que precisar. Experimente o Emissor Fiscal Sygma e gere as notas fiscais com muito mais tranquilidade.
Se é SYGMA, você pode confiar.
Emissor de nota fiscal Sygma

Veja também:

RNTRC o que é

RNTRC: O que é e como preenchê-lo no MDFe

Você sabe o que é RNTRC? Neste artigo vamos explicar tudo sobre este registro da ANTT e como preenche-lo corretamente na emissão de MDFe para evitar a Rejeição 682: “RNTRC situação inválida” e Rejeição 681: “RNTRC informado inexistente”

Comentários:

Deixe um comentário

Explore
Drag