fbpx
Antecipação de recebíveis: o que é e quem pode fazer [Guia completo]

Antecipação de recebíveis: o que é e quem pode fazer [Guia completo]

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Dois homens usando notebook e analisando documentos físicos, simbolizando antecipação de recebíveis

Para empresas que desejam investir mais em seus negócios sem a necessidade de recorrer a um empréstimo, a antecipação de recebíveis é uma boa opção.

Essa é uma alternativa muito usada entre empresas dos mais diversos segmentos, justamente por ser um processo simples, acessível, e muito mais em conta para a empresa, financeiramente falando, do que a submissão a juros bancários.

Muitos empresários em busca de capital de giro, e que aceitam as condições de pagamento a curto prazo, encontram na antecipação de recebíveis uma solução interessante e sustentável, contribuindo para a solução de algum imprevisto ou o complemento de capital na expansão do negócio.

Porém, para que essa opção de crédito funcione em benefício da empresa e não gere dores de cabeça mais tarde, a antecipação de recebíveis deve ser feita de forma planejada e responsável.

Quer saber como fazer antecipação de recebíveis e contar com essa facilidade para ajudar em algum momento específico do seu negócio? A equipe Sygma Sistemas ajuda você!

Preparamos um guia especial, com tudo o que você precisa saber sobre esse tema, que você pode acompanhar no artigo abaixo.

Boa leitura!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que possibilita empresas a adiantarem o recebimento das suas vendas.

Isso permite, então, que as empresas usem, no momento, um dinheiro que só estaria disponível no futuro.

Esse processo é legal, feito por empresas especializadas nesse tipo de operação financeira, e que permite que as empresas recebam dinheiro dos mais variados tipos de recebíveis.

Quais são os tipos de recebíveis?

São muitos os tipos de de recebíveis que podem ser compreendidos pela linha de crédito da antecipação.

No entanto, apenas a empresa contratada para o processo que pode verificar se os recebíveis de interesse estão disponíveis para serem antecipados – valendo um período de análise e negociação.

São os principais tipos de recebíveis:

  • depósitos bancários em conta, ideal para duplicatas emitidas sem boletos;
  • boletos bancários emitidos, ideais para a antecipação pelo seu prazo curto;
  • recebíveis de cartão de crédito, por meio de um sistema integrador para acesso aos valores;
  • cheques pré-datados, boas opções para empresas que operam pagamentos com cheques.

Qual a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

Essa é uma questão extremamente comum entre os empresários antes de optar por essa linha de crédito; os conceitos são parecidos, e suas finalidades, também.

A principal diferença é os altos juros cobrados pelos bancos nos empréstimos, que costumam comprometer os empresários a longo prazo.

Ainda, o processo de aquisição de um empréstimo pode ser mais burocrático: a instituição financeira escolhida precisa avaliar a empresa para conceder a linha de crédito.

No caso da antecipação de recebíveis, o trâmite pode ser mais simples porque se trata de um dinheiro que já é da empresa: só sendo disponibilizado antes do prazo de costume.

Vantagens do adiantamento de recebíveis

Simbolizando antecipação de recebíveis, homem de terno usando tablet com gráficos na tela, e ao redor na mesa onde o tablet está, estão também uma agenda, uma calculadora, documentos em papel com gráficos, uma caneta e um copo,

Foto: Unsplash

Quando é feita uma comparação com outras linhas de crédito disponíveis no mercado, a antecipação dos recebíveis pode ser a alternativa mais vantajosa para a empresa.

Confira abaixo alguns dos benefícios que essa modalidade oferece:

  • maior liquidez;
  • juros mais baixos;
  • facilidade no empréstimo;
  • menor risco de inadimplência;
  • evita empréstimos e financiamentos;
  • menos burocracia para liberação dos valores;
  • condições de pagamento de acordo com o perfil da empresa solicitante.

Se todas essas vantagens fazem sentido para você e sua empresa, talvez a antecipação de recebíveis seja a melhor opção!

Emissor de Nota Fiscal da Sygma Teste Gratuito

PME e grandes empresas: quem pode fazer antecipação de recebíveis?

No geral, empresas de qualquer porte podem solicitar a antecipação de recebíveis.

Isso quer dizer que não apenas pequenas, médias e grandes empresas, mas também PJ e MEI podem conversar com uma instituição financeira especializada para contar com essa linha de crédito.

Logo, independentemente do tamanho da sua empresa ou do número de funcionários: se está falando aquela grana para pagar dívidas, investir, ou deixar o caixa com um respiro maior, é possível recorrer à antecipação de recebíveis.

Existe antecipação de recebíveis para pessoa física?

Uma dúvida pertinente e com uma resposta exata: pessoas físicas NÃO podem solicitar a antecipação de benefícios.

A antecipação, nesse caso, é destinada apenas a vendas já realizadas ou serviços já prestados, caracterizando uma pessoa com CNPJ, para a realização dessas transações comerciais.

Como funciona a antecipação de benefícios?

Essa modalidade de crédito pode ser feita de duas formas:

  • bancos, que oferecem taxas mais competitivas e um pouco mais de burocracia para esse empréstimo;
  • FIDs, ou Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, que possuem taxas menores e recebimento mais rápido, além da isenção do IOF.

Além dessas opções, muitas empresas recorrem a serviços de factoring para o empréstimo dos recebíveis; entretanto, essa forma conta com taxas maiores, ainda que uma análise mais simples e maiores chances de liberação de crédito.

Bancos conhecidos no mercado brasileiro realizam a antecipação de benefícios, como Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

Desvantagens do adiantamento de recebíveis

Olhando por uma outra perspectiva, é importante, também, analisar quais as desvantagens envolvidas no processo de adiantamento de recebíveis, para saber se essa é mesmo a opção mais indicada para a sua empresa.

Alguns riscos acabam fazendo parte dessa concessão de créditos, e um deles é a possibilidade de o cliente não finalizar o pagamento da compra ou serviço, comprometendo o empréstimo.

Ainda, casos de fraudes ou de cheques sem fundos podem trazer prejuízos financeiros à empresa, pois, em casos assim, a solicitante do adiantamento deve arcar com os valores que não foram pagos pelos clientes.

A facilidade da concessão de crédito por meio da antecipação de recebíveis também pode acabar se tornando um risco: justamente por ser uma modalidade de crédito muito prática, os empresários podem acabar recorrendo a ela com uma certa frequência.

Quando vale a pena utilizar a antecipação de recebíveis?

Duas mulheres conversando, sentadas em cadeiras presidente no que parece ser uma sala de reunião, ambas estão interagindo e uma delas segurando uma agenda, com documentos e um notebook sobre a mesa, simbolizando antecipação de recebíveis

Foto: Unsplash

Depois de um bom planejamento e organização financeira da empresa, a antecipação de recebíveis vem a calhar para uma série de demandas do negócio.

Se o pagamento de fornecedores está atrasado, impedindo o crescimento do capital, de giro, a antecipação é uma boa ideia.

Também, se a empresa está passando por dificuldades financeiras para manter as contas básicas em dia, essa linha de crédito consegue ser muito útil.

As menores taxas de juros também tornam a antecipação de recebíveis uma boa alternativa para empresas que precisam do capital para investir em estrutura, processos internos, e demais áreas que contribuam para o crescimento do negócio.

Quais são os pontos de atenção na antecipação de recebíveis?

Como funciona para a maioria das opções de crédito, solicitar um empréstimo demanda uma série de cuidados para a empresa.

Antes de dar início à solicitação, é imprescindível que a empresa interessada realize uma boa pesquisa de mercado e avalie as opções disponíveis.

São, também, outras boas dicas que ajudam a sua empresa a realizar uma antecipação de recebíveis mais segura e benéfica:

  • pesquise os pré-requisitos para elegibilidade;
  • confira a diversidade de recebíveis oferecida pela instituição;
  • atente-se para as regras, condições, e demais detalhes antes de finalizar o contrato.
Emissor NFCe Teste Gratuito
Teste grátis do Emissor de NFCe Sygma

É possível simular antecipação de recebíveis online?

Existem alguns simuladores online que oferecem a opção de simulação de uma antecipação de recebíveis, para que a empresa interessada possa fazer a análise do custo efetivo total da antecipação, o CET.

Essa simulação ajuda a empresa a se preparar melhor, a longo prazo, para seus próximos passos na organização financeira do negócio.

Exemplos de bancos que aceitam a antecipação de recebíveis

Como citamos acima, instituições financeiras conhecidas no Brasil costumam oferecer soluções em antecipação de recebíveis, como o Banco do Brasil, a Caixa, o Santander e o Itaú.

Ainda, bancos digitais, como o Banco Inter, também contam com esse serviço, e outros tipos de instituições, ainda, oferecem opções de antecipação de recebíveis: uma busca online e o empresário já encontra uma série de possibilidades.

Qual é a taxa para antecipação de recebíveis?

Homem de camisa social usando notebook, representando antecipação de recebíveis

Foto: Unsplash

A somatória de todos os custos envolvidos no empréstimo, além da reputação da empresa e da relação dela com a instituição financeira escolhida, são fatores que influenciam a taxa de antecipação de recebíveis.

Logo, os percentuais são variáveis e devem ser acordados com o banco escolhido.

Algumas instituições financeiras acabam considerando apenas a taxa percentual do desconto de cada título antecipado; outras, cobram uma taxa fixa mais tarifa de transação, tarifa de antecipação e taxas de IOF.

Como é cobrada a taxa de antecipação?

Nessa modalidade de crédito, a taxa é obtida por meio de uma taxa de desconto de 30 dias, obedecendo a proporção dos dias antecipados de cada parcela.

Aqui, para que a taxa seja cobrada de maneira correta, deve-se descontar a taxa administrativa do valor total da venda, depois dividir pelo o novo valor pela quantidade de parcelas que a venda foi feita, no final.

Como calcular juros de antecipação de recebíveis?

Como citamos, os juros que compreendem essa modalidade de crédito para empresas dependem da instituição financeira e suas condições.

As taxas de juros podem variar entre 2% até 15%, a depender da instituição, do valor negociado, e até das condições de pagamento.

Lembrando que, quanto maior o prazo de antecipação, maior a taxa de juros que vai ser cobrada, o que é um detalhe que merece atenção.

Quanto mais a empresa conhecer as instituições financeiras e suas taxas, melhores chances possui de garantir uma antecipação de recebíveis que seja vantajosa para o negócio.

O que é aquisição de recebíveis?

É possível definir a aquisição de recebíveis como o processo inverso da antecipação.

Isso quer dizer que as empresas que prestam esse serviço, bem como as instituições financeiras, adquirem o recebível online, pelo cartão de crédito, ou também por promissórias e contas a vencer.

Assim, é possível vender o recebível por um valor mais baixo do que ele vale, mas garantindo a entrada desse dinheiro no caixa da empresa mais rapidamente.

Como usar e contabilizar a antecipação de recebíveis?

Dois homens de terno azul sorrindo largamente olhando para a tela de notebook, simbolizando antecipação de recebíveis

Foto: Unsplash

Antes de solicitar essa linha de crédito, a empresa deve fazer uma análise detalhada da sua situação financeira e questionar o que deve ser feito com o valor.

Defina bem onde o dinheiro será utilizado, que pode ser nos mais variados pontos do negócio: uma melhoria, um investimento em uma sociedade, pagamento de dívidas, acordos com fornecedores e situações afim.

A contabilidade desse empréstimo deve estar nas contas a pagar da empresa, e deve-se solicitar o auxílio de um contador para ajudar nessa organização financeira.

Como antecipar recebíveis?

Depois de ler esse artigo, você começou a imaginar que a antecipação de recebíveis é a melhor opção para a sua empresa? Quer saber como fazer antecipação de recebíveis?

Como mencionamos acima, a melhor maneira de antecipar recebíveis é por meio de uma instituição financeira confiável e de credibilidade, que possa oferecer todo o suporte e segurança disponíveis para o empresário.

Depois de passada a análise de crédito, um contrato é elaborado para explicar as condições da linha de crédito, bem como os tipos de recebíveis que são possíveis antecipar, de acordo com as necessidades da empresa.

Parceria Contador Eficiente
Contador: conheça nossas vantagens!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre a antecipação de recebíveis!

Com uma escolha assertiva da empresa, na pesquisa de instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito, a empresa em questão pode pagar taxas de juros menores na aquisição de recebíveis, de acordo com o planejamento do negócio e das necessidades financeiras dele.

Com esse guia completo, nosso objetivo é fornecer informações precisas e úteis para empresários que precisam contar com um crédito rápido e de caráter mais emergencial, justamente para soluções a curto prazo e que não comprometam tanto os gastos da empresa.

Logo, considerando todas as vantagens e facilidades oferecidas pela antecipação de recebíveis, essa acaba se revelando uma excelente opção.

Gostou do artigo? Compartilhe com outras pessoas que possam se interessar!

Não deixe de acompanhar a Sygma Sistemas nos outros canais de mídias, para mais conteúdos relevantes e que vão ajudar você.

Para mais dicas e informações sobre contabilidade e gerenciamento tributário do seu negócio, confira o blog completo da Sygma, clicando aqui. 

EMITA SUAS NOTAS FISCAIS
COM TOTAL PRATICIDADE E CONFIABILIDADE.

O EMISSOR FISCAL SYGMA é fácil de usar e oferece funcionalidades como cálculo automático de impostos, integração com sistemas contábeis e muito mais. E você conta com o suporte técnico de nossos especialistas, 24 horas por dia, de domingo a domingo, sempre que precisar. Experimente o Emissor Fiscal Sygma e gere as notas fiscais com muito mais tranquilidade.
Se é SYGMA, você pode confiar.
Emissor de nota fiscal Sygma

Veja também:

Comentários:

Deixe um comentário

Emissor de nota fiscal Sygma

Precisa de ajuda para emitir notas?

Experimente
Grátis!

Chega de sofrer sem suporte técnico!

Experimente nosso Emissor Fiscal por 15 dias e tenha suporte técnico 24 horas. Versões a partir de R$59/mês. Confira nossa qualidade!

Explore
Drag