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Manifesto Eletrônico: Qual a Importância e Como Emitir?

Manifesto Eletrônico: Qual a Importância e Como Emitir?

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manifesto eletrônico
Manifesto eletrônico

Definitivamente, não há como negar: a tecnologia trouxe muitos benefícios às pessoas e às empresas. Uma dessas grandes vantagens é a respeito da criação do Manifesto Eletrônico — ligado à regularidade de mercadorias transportadas Brasil afora. 

Se você ainda não usa esse recurso tecnológico, chegou a hora de mudar e apostar na tecnologia. Afinal, sem dúvidas, ela pode deixar o seu dia a dia profissional muito mais fácil e prático. 

Além disso, claro, te coloca em conformidade com as leis brasileiras a respeito da venda de produtos. 

Então, quer saber todos os detalhes? Continue por aqui, pois vamos passar pelos seguintes tópicos: 

  • O que é um Manifesto Eletrônico?
  • Para que serve Manifesto Eletrônico de documentos fiscais?
  • Quando fazer Manifesto Eletrônico? Principais eventos;
  • Por que utilizar o MDF-e é tão importante?
  • Como emitir um Manifesto eletrônico?
  • Veja como a Sygma pode te ajudar na emissão do MDF-e;
  • Conclusão. 

O que é um Manifesto eletrônico?

O Manifesto Eletrônico, também conhecido como MDF-e, é um documento eletrônico. Ele funciona para reunir todas as notas fiscais eletrônicas de mercadorias enviadas pelo Brasil. 

O MDF-e foi criado em 2010, mas ainda como um documento facultativo. Foi só em 2014 que veio a obrigatoriedade de fazer a emissão eletrônica. 

A criação, sem dúvidas, trouxe muito mais facilidade tanto para as empresas quanto para os órgãos fiscais. 

Mais adiante, inclusive, vamos ver o que você pode fazer por meio do Manifesto Eletrônico. Continue a leitura! 

Para que serve Manifesto Eletrônico de documentos fiscais?

Como citamos, no parágrafo anterior, todas as mercadorias que circulam pelo Brasil afora, devem ter notas fiscais eletrônicas emitidas. 

O fato é que, antigamente, eram usados documentos em papel (impressos mesmo). Isso dificultava a emissão dos documentos e, também, a maneira dos órgãos governamentais fiscalizarem as mercadorias. 

Sem contar que o papel é um tipo de material muito perene, ou seja, mais fácil de desgastar, sujar, molhar e sofrer outros danos. 

O Manifesto Eletrônico veio então para simplificar tudo. Quando você o emite, os profissionais da Secretaria da Fazenda e Planejamento (SEFAZ) podem verificar, digitalmente, se os produtos estão nos conformes. 

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Quando fazer Manifesto eletrônico? Principais eventos

Mas, afinal, em quais situações usar o Manifesto Eletrônico (MDF-e)? É sobre isso o que vamos neste parágrafo. 

Confira em quais situações e como usar o documento eletrônico: 

Autorização

A autorização corresponde ao processo em que você envia o MDF-e para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda e Planejamento). Em seguida, o órgão federal confere: autoria, numeração, leiaute e assinatura do remetente. 

Cancelamento

Você emitiu uma nota, mas vai precisar cancelá-la? Tudo bem, isso também é possível, mas com algumas condições. 

O emissor tem até 24 horas para fazer o cancelamento. Além disso, o documento precisa ter sido autorizado pela SEFAZ, e o transporte não pode ter começado. 

Registro de passagem

O registro de passagem também é algo bem comum, quando falamos sobre Manifesto Eletrônico. 

Esse evento é marcado pela passagem do veículo por um posto de checagem. Então, quando a SEFAZ verifica o transporte e a mercadoria em si, o procedimento é registrado em um MDF-e. 

Empresas que fazem operações logísticas também costumam lidar com outros documentos obrigatórios, como a emissão de CTE na nota fiscal.

quando fazer manifesto eletrônico
Quando fazer o manifesto eletrônico

Encerramento

O encerramento, como o próprio nome adianta, é o procedimento feito quando acaba o transporte de uma mercadoria. Quando isso acontece, a empresa precisa enviar um aviso à SEFAZ.

Somente depois de ter feito o informe é que dá para emitir um novo Manifesto Eletrônico para a entrega de outra mercadoria. 

Uma obervação importante: se por acaso houver mudança de rota ou, ainda, de produto entregue, a empresa também precisará emitir uma nova nota fiscal eletrônica. 

Inclusão de motorista ou condutor

Também é comum que, nos transportes de produtos, haja a troca de motoristas. Quando isso acontece, você também precisa registrar o evento no Manifesto Eletrônico. 

Ficou com alguma dúvida sobre Manifesto Eletrônico? 
Ficou com alguma dúvida sobre Manifesto Eletrônico? Veja como a Sygma pode te ajudar

Por que utilizar o MDF-e é tão importante?

A utilização do Manifesto Eletrônico é algo indispensável para empresas que realizam o transporte de cargas. Isso porque a emissão e registro de eventos, na documentação, coloca a empresa em conformidade com as leis e burocracias do nosso país. 

Quem não se adéqua às regras pode ter prejuízos para o bolso, como o pagamento de multa ou, até mesmo, ser impedido de realizar o transporte das cargas. 

Como emitir um Manifesto eletrônico?

Confira o passo a passo para você fazer a emissão do Manifesto Eletrônico: 

  • solicite o seu credenciamento à SEFAZ;
  • obtenha o Certificado Digital; 
  • escolha um emissor de MDF-e (com o uso da internet);
  • preencha os seus dados e finalize a emissão. 

Veja como a Sygma Sistemas pode te ajudar na emissão do MDF-e

Algumas empresas utilizam o emissor de nota fiscal gratuito, mas essa opção não oferece suporte às empresas. Diante disso, o melhor mesmo é aproveitar o emissor da Sygma Sistemas. 

A tecnologia é rápida e muito fácil de usar. Ainda assim, você pode contar com suporte 24 horas por dia para te ensinar a fazer a emissão de suas notas. 

Além disso, a equipe da Sygma Sistemas também está sempre de prontidão para resolver eventuais dúvidas.

A tecnologia tem outros excelentes benefícios, como: 

  • integração com os serviços de contadores;
  • cálculo automático de impostos;
  • emissão ilimitada de notas fiscais; 
  • envio automático de NF-e por e-mail.  
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Conclusão 

Se você realiza o transporte de mercadorias, em território nacional, você precisa fazer o uso do Manifesto Eletrônico (MDF-e). 

O termo corresponde a um tipo de documento eletrônico, que reúne informações de produtos vendidos e, também, de eventos relacionados ao transporte das vendas. 

Vale lembrar que, até 2010, o MDF-e era facultativo. Mas, desde 2014, o documento passou a ser obrigatório. Quem não segue as regras pode ter prejuízos para o próprio bolso. 

Então, não perca mais tempo e aproveite as vantagens da Sygma Sistemas! 

Veja como a empresa pode te ajudar a fazer emissões de notas eletrônicas e, também, do próprio Manifesto Eletrônico, claro! Tudo de jeito simples, prático e seguro. 

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