Maranhão (MA): Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural é obrigatória

Nota Fiscal Eletrônica MA - Produtor Rural Pessoa Física por emitir Nota Avulsa SEFAZ NET ou usar Emissor de NFe
Emita Nota Fiscal Eletrônica Maranhão (MA) para produtor rural pessoa física com emissor próprio ou por Nota Avulsa no SEFAZ NET . Imagem de Charles Ricardo

Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural deve ser emitida por beneficiados pelo regime simplificado de ICMS

A Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural do Maranhão (MA), modelo 55, já pode ser emitida por todos os Produtores Rurais do estado para comercialização e transporte de grãos, gados e outros produtos agrícolas.

A SEFAZ MA anunciou em Abril que o ambiente de transmissão das notas já está preparado para que os produtores que possuem inscrição estadual de contribuinte do ICMS como pessoa física (CPF) possam emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural em emissor fiscal próprio, sem depender da emissão de Nota Fiscal Avulsa pelo portal SEFAZ NET.

Para o produtor rural beneficiado pelo regime especial de recolhimento de ICMS, denominado Conta Gráfica, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória a partir de 2 de junho de 2019. É o que determina a Portaria 176/2019, cujo não cumprimento acarretará a perda automática do benefício e descredenciamento neste regime de tributação. Portanto, este produtor não poderá mais emitir Nota Fiscal Avulsa através do portal SEFAZ NET.

Para emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural no Maranhão (MA), o produtor deverá adquirir um Certificado Digital do tipo E-CPF. Assim, com um computador interligado à internet e um software Emissor de Nota Fiscal poderá emitir suas notas.

Ao utilizar um emissor de Nota Fiscal especializado na área agrícola, o produtor rural economiza tempo no preenchimento das notas, evita transtornos com cálculos incorretos e conta com suporte técnico imediato para ajudar em qualquer dúvida ou erro de transmissão.

Além disso, quando estiver sem acesso à internet, as notas poderão ser transmitidas em Contingência, sendo enviadas posteriormente quando o acesso à internet for normalizado.

Esses benefícios em relação à emissão de Nota Fiscal Avulsa trazem agilidade e autonomia ao Produtor Rural.

A Sygma se especializou na emissão de NFe para Produtor Rural, criando um Emissor Fiscal prático, rápido e acessível, onde podem ser cadastradas quantas inscrições de produtor rural desejar, o que reduz custos para quem possui mais de uma propriedade, e Contadores que emitem a nota para diversos produtores quando os mesmos não possuem condições de infraestrutura para emiti-la.

Para produtores que possuem apenas uma propriedade, criamos um plano de baixo custo, viabilizando a emissão da nota fiscal para todos!

Entenda o benefício da Conta Gráfica para Produtores Rurais

No Maranhão, produtores rurais que comercializam produtos agrícolas primários, podem requerer o credenciamento no regime especial de recolhimento simplificado do ICMS denominado Conta Gráfica.

Para comercialização de produtos como soja, milho, milheto e sorgo, os produtores credenciados na Conta Gráfica possuem redução do ICMS de 12% para 2% através da apropriação de crédito presumido.

Para se credenciar, o produtor rural deverá realizar a solicitação através do portal SEFAZ NET, enviando a documentação solicitada. Informações detalhadas podem ser obtidas na Portaria 220/2016

Homem no campo, com frase sobre Nota Fiscal de Produtor Rural
Experimente grátis nosso Emissor Nota Fiscal de Produtor Rural!

Conheça o Emissor Fiscal Sygma

O Emissor Fiscal Sygma é uma solução utilizada por mais de 4.000 usuários satisfeitos em todo Brasil para emitir NF-e e outros documentos eletrônicos.

Ele possui um exclusivo módulo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural, criado especialmente para Produtores Rurais, Contadores e Sindicatos Rurais, que precisam emitir notas para diversos CPF. Quanto mais inscrições, maior o desconto!

O treinamento e suporte técnico é totalmente gratuito, e não há taxa de adesão e cancelamento.

Para saber mais sobre o Emissor de NFe Produtor Rural, visite a página do produto ou envie uma mensagem a qualquer momento para nós através de nosso chat. Você poderá experimenta-lo gratuitamente.

Parceria com Contadores, Sindicatos Rurais e Cooperativas

Saiba que a Sygma oferece ainda diversas vantagens para os contadores, cooperativas e sindicatos rurais, que precisam emitir a NFe Produtor Rural Maranhão para vários produtores:

  • Integração com sistemas contábeis
  • Criação de recursos e relatórios sob medida
  • Suporte Técnico “Amigo do Contador”
  • Sistema financeiro gratuito para o escritório contábil
  • Comissionamento por indicação
  • Envio Automático de XML das Notas Fiscais, com o Sygma Nota Fácil
  • Acesso ao Sygma BI, com as principais informações contábeis da Empresa, 24 horas por dia
Mulher sentada na cadeira sorrindo e frase sobre o Emissor de NFe
Faça o teste gratuito de nosso Emissor Fiscal para Contadores!

Ficou com alguma dúvida?

Você tem alguma dúvida sobre a Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural do Maranhão (MA)? Deixe seu comentário e nossos especialistas irão lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *