Rondônia (RO): confira o prazo para emissão de Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural

Nota Fiscal Produtor Rural RO
Saiba todos os detalhes sobre a Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural Rondônia (RO)

Produtores de Rondônia começam a emissão da NFe Produtor Rural RO

Produtores Rurais do Estado de Rondônia (RO) tem até 31 de Dezembro de 2019 para iniciar a emissão de Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural RO (Pessoa Física) para acobertar as operações de transporte de arroz, feijão, milho e soja, quando destinadas a estabelecimentos localizados dentro e fora do estado.

O Decreto 22.530 da Secretaria de Estado da Fazenda de Rondônia (RO), publicado em 15 de janeiro de 2018, determina que até o fim do ano de 2019, poderão ser usadas Notas Fiscais de Produtor Modelo 4, emitidas em talão de produtor impresso, desde que até o último dia útil de cada mês o produtor rural emita uma Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para cada destinatário, englobando todas as operações com aquele destinatário durante o mês, o que não é nada prático….

Já o Decreto 22.561 de 06 de Fevereiro de 2018, informa que para cada inscrição de produtor rural será permitida a impressão de até 100 (cem) notas fiscais Modelo 4, por vez, e na Nota Fiscal Avulsa Eletrônica a ser emitida, deverão ser informados os números das Notas Fiscais de Produtor Modelo 4 a qual se referem.

Diante de tantas exigências e custos, os Produtores Rurais estão preferindo iniciar a adesão voluntária à Nota Fiscal Eletrônica Avulsa antes mesmo do fim do prazo, pois assim evitam gastos com impressão de bloco, não perdem tempo emitindo notas manualmente no talão de produtor e ficam livres da obrigação de ter que relacionar essas notas em uma nota fiscal avulsa todo fim do mês.

Para emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Produtor RO, o produtor de Rondônia deve acessar o site da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN RO) e escolher a opção de emissão de  Nota Fiscal Eletrônica Avulsa (NFAe). O sistema é bastante intuitivo, porém não é disponibilizado no site nenhum manual de utilização e nem são apresentados canais para suporte técnico em caso de falha. 

Site da SEFIN RO para emissão de Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural
Tela do emissor de Nota Fiscal Avulsa Produtor Rural de Rondônia (RO)

Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural RO ainda não pode ser emitida em emissor próprio

Infelizmente a SEFIN RO ainda não adaptou seus sistemas de acordo com a Nota Técnica 2018.001, para permitir a emissão de Nota Fiscal Eletrônica Modelo 55 para pessoa física, utilizando o CPF e a Inscrição Estadual. Com isso, ainda não é possível utilizar um programa emissor de notas fiscais para Produtor Rural. 

No último contato que fizemos com a SEFIN RO (em 17 de Dezembro de 2019) fomos informados que ainda não há previsão para o credenciamento de produtor rural para emissão de Nota Fiscal Eletrônica. 

Portanto, para cumprir a legislação em Rondônia (RO), atualmente a única alternativa para o Produtor Rural é a emissão de Nota Fiscal Avulsa. 

contratação de um software emissor de Nota Fiscal de Produtor Rural oferece diversas vantagens para o produtor rural em relação à emissão de Nota Fiscal Avulsa, pois contará com uma equipe de suporte técnico pronta para lhe auxiliar sempre que tiver alguma dúvida sobre preenchimento ou enfrentar problemas na transmissão.

Além disso, através do emissor é possível transmitir a Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural mesmo quando não houver sinal de internet. Neste caso, as notas são emitidas em modo de contingência, e são transmitidas quando a internet for restabelecida.

A Sygma se especializou na emissão de Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural, criando um Emissor Fiscal prático, rápido e acessível, onde podem ser cadastradas quantas inscrições de produtor rural desejar, o que reduz custos para quem possui mais de uma propriedade, e Contadores que emitem a nota para diversos produtores quando os mesmos não possuem condições de infraestrutura para emiti-la.

Para produtores que possuem apenas uma propriedade, criamos um plano de baixo custo, viabilizando a emissão da nota fiscal para todos!

Homem no campo, com frase sobre Nota Fiscal de Produtor Rural
Experimente grátis nosso Emissor Nota Fiscal de Produtor Rural!

Conheça o Emissor Fiscal Sygma

O Emissor Fiscal Sygma é uma solução utilizada por mais de 4.000 usuários satisfeitos em todo Brasil para emissão de NFe e outros documentos eletrônicos.

Com a criação do módulo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural, passamos a atender Produtores Rurais, Contadores e Sindicatos Rurais, que precisam emitir notas para diversos CPF. Quanto mais inscrições, maior o desconto!

O treinamento e suporte técnico é totalmente gratuito, e não há taxa de adesão e cancelamento.

Para saber mais sobre o Emissor de NFe Produtor Rural, visite a página do produto. Você poderá experimenta-lo gratuitamente.

Para contadores e sindicatos rurais oferecemos ainda diversas vantagens:

  • Comissionamento por indicação
  • Integração com sistemas contábeis
  • Criação de recursos e relatórios sob medida
  • Suporte Técnico “Amigo do Contador”
  • Sistema financeiro gratuito para o escritório contábil
  • Envio Automático de XML das Notas Fiscais, com o Sygma Nota Fácil
  • Acesso ao Sygma BI, com as principais informações contábeis da Empresa, 24 horas por dia

Conclusão

O produtor rural de Rondônia (RO) deve iniciar o uso da Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural RO o quanto antes, para que tenha tempo para se adaptar e não comprometa a comercialização e transporte de seus produtos agrícolas. 

A Sygma irá manter contato com a SEFIN RO para verificar quando será permitido o uso de um programa emissor de Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural, trazendo praticidade e segurança para os produtores do estado. 

Você tem alguma dúvida sobre a Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural RO? Deixe seu comentário para que possamos lhe ajudar!

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *