fbpx
SELO 30ANOS SYGMA
Holding rural: saiba o que é, como funciona e outros aspectos essenciais 

Holding rural: saiba o que é, como funciona e outros aspectos essenciais 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
empresários analisando processo de holding rural

No vasto universo do agronegócio, a Holding Rural surge como uma estrutura empresarial que tem despertado interesse cada vez maior entre os produtores e empresários do setor. 

Trata-se de uma modalidade que proporciona uma série de benefícios, desde a otimização fiscal até a sucessão de patrimônio. Mas isso não significa que a holding não exija pontos de atenção. Enfim, estamos tratando de um assunto importante e extenso. 

Pensando nisso, neste artigo, exploraremos o conceito de holding para o agronegócio, seu funcionamento, vantagens, desvantagens, e outros aspectos cruciais para entender essa ferramenta estratégica no contexto rural.

Aproveite as informações e boa leitura! 

Outras indicações importantes de leitura: 

O que é uma Holding Rural?

Uma Holding Rural é uma entidade jurídica criada com o objetivo principal de administrar bens e participações em outras empresas que atuam no segmento do agronegócio

Como funciona uma Holding Rural, mais especificamente?

Já o funcionamento de uma Holding Rural é comparável ao de uma holding tradicional, mas com foco nas particularidades do negócio agrícola. 

Na prática, a “holding-mãe” detém os ativos – como terras, maquinário e a participação nas empresas agrícolas – enquanto as operações do dia a dia são realizadas pelas “empresas filhas”. 

E o que há de especial nessa segmentação? O fato é que ela possibilita uma administração mais organizada, além de facilitar a gestão financeira e tributária do conjunto de empresas e bens envolvidos.

animais na fazenda, representando o holding rural

Quais as vantagens e desvantagens da entidade jurídica para controle dos ativos agrícolas? 

A adoção da holding principal é uma estratégia que oferece diversas vantagens (como você viu, brevemente, no parágrafo anterior), mas a entidade também possui suas desvantagens. É importante avaliar ambos os aspectos para tomar uma decisão muito bem consciente e segura. 

Abaixo, vamos explicar quais são as vantagens da Holding Rural e, também, os pontos de atenção que ela exige. Confira: 

Redução de carga tributária

Uma das principais vantagens é a possibilidade de redução da carga tributária. A consolidação dos bens sob a holding permite uma tributação mais eficiente, muitas vezes, com alíquotas mais baixas, dependendo do regime tributário adotado.

Vale destacar que a tributação brasileira é um ponto complexo para as empresas, uma vez que envolve muitas regras, detalhes, atenções, enfim… Então, quanto mais você puder simplificar os processos ligados à tributação, melhor. 

Tenha a facilidade necessária para emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), nas operações agropecuárias. Conte com um software para automatizar a emissão e gestão das notas!

Emissor de nota fiscal para Produtor Rural da Sygma

Proteção de patrimônio

Outro benefício é poder segregar o patrimônio pessoal dos sócios das dívidas e obrigações empresariais, garantindo maior proteção aos bens pessoais em caso de eventuais litígios (ações controversas judiciais) ou dívidas da atividade empresarial. 

Ou seja, um tipo de proteção indispensável para qualquer empresa, seja ela rural ou não. 

Organização da sucessão patrimonial

Para famílias que, por exemplo, desejam garantir a continuidade do negócio por meio das gerações, a Holding Rural é uma estrutura favorável à sucessão patrimonial. 

Podemos afirmar isso, porque a holding também facilita a transferência de bens e participações societárias entre familiares planejadamente e com menor custo tributário.

pai e filho em plantação, representando o holding rural

Maior poder de negociação

Concentrando os ativos em uma única empresa, a holding pode aumentar o seu poder de negociação com fornecedores e instituições financeiras, melhorando as condições de compras e financiamentos.

Além disso, vale dizer que o poder e a facilidade de negociação também podem otimizar o tempo da empresa, para se dedicar a outras ações tão essenciais quanto. 

Desvantagens da Holding Rural

A criação e manutenção da holding para o agronegócio exigem planejamento e gestão cuidadosos, além de poder acarretar custos iniciais com a constituição da empresa e a reorganização dos ativos. 

Também há questões burocráticas e a necessidade de acompanhamento constante das legislações tributárias e sucessórias, o que pode demandar a consultoria de especialistas.

Sendo assim, antes de começar a mudança para a holding, avalie se a empresa possui condições de arcar com aqueles custos e outras demandas. 

Quem pode fazer uma Holding Rural?

Qualquer proprietário ou grupo de proprietários de bens rurais que deseje otimizar a gestão dos seus ativos pode constituir uma holding de setor agropecuário. 

Isso inclui tanto pequenos produtores que buscam melhorar a administração do seu patrimônio quanto grandes empresários do setor agrícola que querem consolidar suas operações.

Como criar uma holding voltada ao agronegócio? 

A criação de uma holding desse tipo é um passo decisivo, que pode trazer inúmeros benefícios na gestão de um patrimônio agropecuário. No entanto, lembrando, é um processo que requer minuciosa atenção e planejamento estratégico. 

Abaixo, abordaremos como estender os procedimentos para estabelecer uma holding com êxito.

1. Monte um planejamento financeiro

Montar um planejamento financeiro preciso é o alicerce para qualquer estrutura empresarial, e para a constituição de uma Holding Rural, isso não é diferente. 

É de suma importância que sejam avaliados, detalhe a detalhe, todos os ativos que a holding vai administrar. Nesse caso, estamos falando de propriedades, os investimentos em equipamentos, veículos, insumos agrícolas e, claro, os recursos financeiros.

Além do mapeamento dos ativos, é preciso elaborar estratégias de gestão fiscal e patrimonial. Tais estratégias devem compor a eficiência tributária, a proteção do patrimônio e prever os fluxos de caixa, sempre com uma visão a longo prazo. 

A simulação de cenários também é recomendada para antecipar as possíveis oscilações do mercado e a melhor maneira de lidar com elas.

Leia também: Como Preencher NFe: Passo a Passo e Dúvidas Frequentes

2. Consulte um especialista em contabilidade

A complexidade do sistema tributário brasileiro e as particularidades da contabilidade rural tornam imprescindível o suporte de um contador ou consultor especializado em agronegócio. 

Um profissional dessa área poderá aconselhar sobre a melhor forma de estruturar a Holding Rural para que esta se beneficie de incentivos fiscais e evite penalidades. O especialista também será responsável por alinhar a holding às exigências legais e fiscais, incluindo a preparação e entrega de todas as obrigações acessórias. 

A consultoria contínua permitirá que os sócios mantenham-se atualizados quanto às mudanças na legislação que podem impactar direta ou indiretamente suas operações.

3. Defina o tipo societário

A escolha do tipo societário é crucial e deve se alinhar aos objetivos de médio e longo prazo dos sócios e à natureza e dimensão do negócio rural. 

Uma holding pode ser constituída como uma sociedade limitada ou por ações, e cada tipo tem suas especificidades, benefícios e limitações.

Para uma decisão assertiva, é necessário entender as implicações legais, fiscais e administrativas que cada formato societário acarreta. Além disso, certos tipos de sociedade podem oferecer maior flexibilidade na gestão ou na transferência de cotas e ações.

4. Estabeleça acordos entre as partes

A força e a continuidade de uma holding de agronegócio estão muito atreladas à clareza e ao consenso entre os sócios. 

Acordos e contratos devem ser minuciosamente redigidos, esclarecendo a participação de cada um nas decisões, a forma de gestão, a política de distribuição de lucros, e as estratégias para situações adversas ou de desacordo.

É recomendável também prever processos de governança corporativa que garantam que a holding funcione de acordo com princípios éticos e legais, e que haja transparência em todas as suas operações.

sócio assinando documento de holding rural

Simplifique a sua gestão rural com a Sygma Sistemas

Uma gestão organizada e eficiente é vital para o sucesso de uma Holding Rural. Empresas como a Sygma Sistemas podem ser aliadas valiosas neste processo, oferecendo softwares e serviços que integram o controle financeiro, contábil e patrimonial.

Essas ferramentas permitem automatizar processos, minimizar riscos de erros e, além disso, disponibilizam informações gerenciais em tempo real. Assim, a administração torna-se não só mais eficaz, mas também otimizada para a tomada de decisões informadas e estratégicas.

Conheça os detalhes e benefícios oferecidos pelo AgroGestor®, software para agronegócio da Sygma Sistemas. Teste a plataforma gratuitamente por até 15 dias!

Experimente grátis o software para agronegócio AgroGestor Sygma
Experimente grátis por 15 dias nosso software para agronegócio

Conclusão

A Holding Rural, como você viu neste conteúdo, representa uma estratégia interessante para quem busca eficiência na gestão patrimonial e tributária no setor agrícola. 

Oferecendo vantagens significativas, como a proteção patrimonial e redução de carga tributária, é uma opção cada vez mais considerada no campo do agronegócio. 

Contudo, a decisão pela sua implementação deve ser acompanhada de uma análise detalhada e do suporte de profissionais qualificados para garantir a melhor estruturação possível e desfrutar plenamente dos seus benefícios.

Comece, hoje mesmo, a analisar a sua situação, para saber se o início de uma holding vale ou não. 

De qualquer modo, vale destacar que as soluções tecnológicas da Sygma Sistemas, como o AgroGestor®, podem beneficiar quem faz ou não parte de uma holding voltada aos negócios rurais. Teste os softwares, gratuitamente, por até 15 dias! 

A SYGMA É SUA PARCEIRA DE TODAS AS
HORAS NA EMISSÃO DE NF-e RURAL.

O EMISSOR FISCAL SYGMA é fácil de usar e oferece funcionalidades como cálculo automático de impostos, integração com sistemas contábeis e muito mais. E você conta com o suporte técnico de nossos especialistas, 24 horas por dia, de domingo a domingo, sempre que precisar. Experimente o Emissor Fiscal Sygma e gere as notas fiscais com muito mais tranquilidade.
Se é SYGMA, você pode confiar.
Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Veja também:

Comentários:

Deixe um comentário

Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Precisa de ajuda para emitir notas?

Experimente
Grátis!

Nota Fiscal de Produtor Rural é com a Sygma!

Experimente nosso Emissor de Nota Fiscal por 15 dias e tenha suporte técnico 24 horas. Confira nossa qualidade!

Explore
Drag