fbpx
SELO 30ANOS SYGMA
Nota Fiscal do Produtor Rural SC: confira o passo a passo sobre como fazer a emissão

Nota Fiscal do Produtor Rural SC: confira o passo a passo sobre como fazer a emissão

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
nota fiscal eletronica para produtor rural pessoa fisica sc

A emissão da Nota Fiscal do Produtor Rural SC é muito importante. 

Além da obrigatoriedade legal para manutenção do seu patrimônio e organização dos seus negócios, as Notas Fiscais também são essenciais para comprovar às autoridades quem pagou o imposto devido sobre bens e serviços adquiridos. 

Por isso, neste artigo, vamos abordar como emitir uma nota fiscal corretamente de acordo com as leis vigentes no estado de Santa Catarina. 

Confira como usufruir da maior facilidade possível garantindo maior proteção à sua produção agropecuária!

O que é Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural?

A Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, também conhecida como NFP-e, é um documento digital que comprova a venda de produtos agropecuários, sendo aplicável não apenas em transações com pessoas jurídicas, mas também em operações entre produtores rurais pessoa física.

Essa é uma iniciativa do Governo Federal para modernização da gestão fiscal e tributária do país. A adesão é obrigatória para produtores rurais que realizam operações interestaduais e voluntária para aqueles que realizam operações apenas dentro do estado. 

A NFP-e possui a mesma validade jurídica que a nota fiscal em papel e traz vantagens como a redução de custos com papel e aprimoramento da segurança das informações fiscais. 

Com isso, você pode emitir a Nota Fiscal do Produtor Rural SC de forma rápida e segura e, desse modo, contribuir para a melhoria da transparência fiscal no país.

Experimente grátis o software para agronegócio AgroGestor Sygma
Experimente grátis por 15 dias nosso software para agronegócio

Por que a NFP-e passou a ser obrigatória?

No caso dos produtores rurais, a NFP-e é obrigatória. Mas por que essa mudança? Basicamente, a nota fiscal eletrônica substituiu a antiga forma de emissão, que era manual e em papel. 

Com a nova forma, a verificação das informações e a fiscalização (sobre compras e vendas rurais) podem ser feitas de maneira mais eficiente. 

Para os produtores rurais, isso significa não só mais agilidade na hora de lidar com a documentação, mas, também, maior segurança no processo de venda de seus produtos. 

Além disso, a versão on-line reduz a possibilidade de fraudes e sonegações fiscais. A obrigatoriedade da emissão de notas fiscais eletrônicas, portanto, é uma medida que traz benefícios para todos os envolvidos.

O documento digital representa mais um avanço na modernização e transparência nas transações comerciais do setor agropecuário brasileiro.

Como emitir nota fiscal de produtor rural SC?

É possível emitir a Nota Fiscal de Produtor Rural SC de duas maneiras: pelo site da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e pelo aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). 

Confira o passo a passo para cada caso: 

Pelo site da Secretaria da Fazenda de SC: 

1. Cadastre-se na Secretaria da Fazenda (SEF) de Santa Catarina

A emissão pelo site é permitida para todos os inscritos e ativos no cadastro de produtor primário da Secretaria de Estado da Fazenda. Então, para começar a usar o sistema, é preciso fazer a habilitação eletrônica

2. Acesse o Sistema de Emissão de Nota Fiscal e faça login

Em seguida, basta acessar o sistema para a emissão de Nota Fiscal do Produtor Rural SC. Informe o seu cadastro (login) e a sua senha. 

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Produtor rural, conheça o melhor software emissor de notas fiscais feito para você. Saiba mais!

4. Preencha os Dados da Nota Fiscal e faça a emissão

O quarto passo refere-se ao preenchimento de todos os campos sobre a venda de seus produtos ou serviços. Ao final, confira se todos os campos foram devidamente preenchidos e se as informações estão corretas. 

Se sim, basta emitir a Nota Fiscal do Produtor Rural SC e, assim, finalizar o processo. 

Pelo aplicativo de celular Nota Fiscal Fácil (NFF)

A NFF foi criada para que você, como produtor rural, possa fazer emissões de notas fiscais, mesmo offline. Além disso, as emissões de NFF não precisam ser impressas, ou seja, tudo fica no ambiente digital (no próprio app). 

Agora, para emitir a NFF, é necessário: 

  1. Baixar o aplicativo NFF e fazer o seu cadastro 

Em seu celular, acesse a loja de aplicativos, procure o app NFF e faça o download dele. Em seguida, entre no app usando o seu cadastro do gov.br. 

Caso você não seja cadastrado no gov.br, faça a sua inscrição e selecione, ao menos, um nível de elevação de perfil (o que garante mais segurança aos seus dados).

  1. Valide o seu cadastro ao app e crie um PIN

Quando você entrar no aplicativo, ele pedirá para você fazer a validação do cadastro (um código será enviado por SMS a você, então, basta informar esse código na tela do aplicativo e prosseguir). 

Na sequência, você terá que cadastrar um código PIN (que será solicitado toda vez que a emissão de NFF for feita). 

  1. Faça o cadastro de seus produtos, clientes e transportes

Siga os demais passos (eles são longos mesmo):

  • preencha um nome para a identificação de sua propriedade;
  • cadastre produtos que você irá comercializar; 
  • cadastre seus clientes (informando o CPF ou CNPJ, além do endereço deles); 
  • faça o cadastro de todos os transportadores, caso você os tenha. 
modelo nota fiscal produtor rural sc
  1. Emita a nota 

Primeiramente, selecione a operação da nota (Venda de Produção Rural – Deferimento, Venda do Microprodutor – Isenção, Operação Específica ou Venda de Produção Tributada)  e cadastre o produto para o qual a nota será emitida. 

Preencha os demais dados que o app solicita:

  • cadastre um novo produto (se preciso, mude a descrição), informe a unidade de medida, além do preço e — se houver — o código de barras;
  • selecione a propriedade;
  • escolha o destinatário da nota;
  • selecione o tipo da operação;
  • leia as informações que aparecem na tela de atenção;
  • selecione o transporte e qual é a transportadora;
  • caso tenha, preencha demais despesas e parcelamentos;
  • adicione informações do FUNRURAL — Fundo de Assistência do Trabalhador Rural (caso tenha incidência dessa contribuição social);
  • confira todas as informações que aparecem na tela final sobre a nota e, se estiver tudo correto, clique em “enviar nota”;
  • digite o PIN e finalize a emissão da Nota Fiscal do Produtor Rural SC. 

Observação: quem possui cadastro no NFF pode continuar com o uso do site do governo catarinense para a emissão de Notas Fiscais do Produtor Rural SC. Além disso, é possível usar os dois sistemas (site e app) ao mesmo tempo. 

Usar um sistema de emissão de nota fiscal e um emissor de CTE-OS certamente vai facilitar a vida dos produtores rurais de Santa Catarina.

nota fiscal produtor rural pessoa fisica sc

Como o Emissor Fiscal Sygma pode facilitar a emissão da NFP-e?

Ao longo deste conteúdo, nós mostramos como emitir a Nota Fiscal do Produtor Rural SC. 

Vale destacar que, mesmo por meio do app NFF (Nota Fiscal Fácil), os passos para cadastro do produtor e emissão da nota fiscal são bem longos. Isso, sem dúvidas, toma muito tempo dos produtores rurais. 

Mas, você sabia que existe uma forma ainda mais fácil e que, além disso, te oferece suporte 24 horas por dia para a emissão de suas notas fiscais? Estamos falando do Emissor Fiscal da Sygma Sistemas. 

O software foi feito para os produtores rurais de qualquer parte do Brasil poderem emitir seus documentos fácil e rapidamente. Fora isso, o sistema oferece mais benefícios, como:

Dessa forma, você não precisa ficar lendo manuais, vendo como baixar aplicativo nem fazer longos cadastros para a emissão da Nota Fiscal do Produtor Rural SC. 

O programa da Sygma Sistemas facilita tudo e, se você quiser ainda mais facilidade, lembre-se: basta solicitar a ajuda do suporte técnico. 

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Produtor rural, conheça o melhor software emissor de notas fiscais feito para você. Saiba mais!

Conclusão

A Nota Fiscal do Produtor Rural SC é indispensável para a venda e compra, seja de produtos ou serviços agropecuários.

Vale lembrar que as notas fiscais não só comprovam as transações comerciais, mas também ajudam o Fisco a conferir essas ações, além de evitar sonegações e fraudes. 

Mas, apesar de toda essa importância, nós também sabemos que muitos produtores rurais enfrentam dificuldades na hora de fazer a emissão de notas, seja pelo site do governo catarinense ou pelo app NFF. 

Diante disso, lembre-se de que a Sygma Sistemas oferece comodidade para a emissão de nota fiscal. 

Com o emissor Sygma é possível evitar preocupações em relação à legislação fiscal, e você pode ficar tranquilo quanto à regularidade de suas transações comerciais — tudo simples e rapidamente. 

Entre já em contato e saiba mais sobre o software! 

A SYGMA É SUA PARCEIRA DE TODAS AS
HORAS NA EMISSÃO DE NF-e RURAL.

O EMISSOR FISCAL SYGMA é fácil de usar e oferece funcionalidades como cálculo automático de impostos, integração com sistemas contábeis e muito mais. E você conta com o suporte técnico de nossos especialistas, 24 horas por dia, de domingo a domingo, sempre que precisar. Experimente o Emissor Fiscal Sygma e gere as notas fiscais com muito mais tranquilidade.
Se é SYGMA, você pode confiar.
Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Veja também:

Comentários:

Deixe um comentário

Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Precisa de ajuda para emitir notas?

Experimente
Grátis!

Nota Fiscal de Produtor Rural é com a Sygma!

Experimente nosso Emissor de Nota Fiscal por 15 dias e tenha suporte técnico 24 horas. Confira nossa qualidade!

Explore
Drag