fbpx
SELO 30ANOS SYGMA
Gestão de Fazendas: o que é, desafios, importância e como fazer

Gestão de Fazendas: o que é, desafios, importância e como fazer

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
homem andando na plantação da fazenda representando como fazer uma gestão de fazendas eficaz

A gestão de fazendas não compreende apenas a organização do plantio e manejo, mas também visa implementar estratégias produtivas, de sustentabilidade e estruturação financeira. 

Nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve o acompanhamento detalhado de diversas atividades e áreas distintas da propriedade, mas é um ponto crucial para o sucesso do agronegócio.

Apesar dos desafios, existem ações práticas e ferramentas que simplificam esse processo administrativo e tornam o controle mais assertivo, com maior eficiência nas diferentes etapas da cadeia produtiva. 

Com esse conteúdo, você vai descobrir quais são essas soluções e medidas que vão te ajudar a alcançar resultados cada vez melhores. Aproveite a leitura!

O que é gestão de fazendas?

A gestão de fazendas envolve um conjunto de estratégias adotadas com o objetivo de administrar propriedades agrícolas ou pecuárias de maneira eficiente.

Esse gerenciamento engloba desde a coordenação de recursos e a tomada de decisões até a implementação de ações para otimizar a produção, a sustentabilidade e a qualidade das operações agropecuárias.

Para isso, o gestor pode implementar diferentes medidas, como a estruturação de processos específicos ou o uso de tecnologias para automatizar tarefas e aprimorar o controle das atividades. 

Quais os principais desafios da gestão da fazenda?

desafios na gestão de fazendas

Gerenciar uma fazenda exige atenção a diferentes detalhes e envolve muitas tarefas, o que torna o processo mais complexo. 

Nesse contexto, quem está à frente dessa administração pode observar alguns desafios ao longo do caminho, relacionados a questões operacionais, organizacionais e estratégicas.

Fazer o monitoramento da produção, por exemplo, é uma das atividades mais importantes da gestão, pois pode trazer informações relevantes para a tomada de decisões, como a indicação de uma etapa que precisa ser reestruturada para agilizar a operação.

Mensurar esses dados, no entanto, nem sempre é uma missão simples: é preciso planejamento para entender quais métricas devem ser acompanhadas e visão estratégica para analisá-las. 

Outros desafios da gestão rural incluem:

  • gestão de pessoas e capacitação da equipe;
  • implementação de soluções tecnológicas; 
  • escassez de mão de obra especializada;
  • coordenação e otimização de recursos;
  • medições frequentes;
  • controle de estoque;
  • controle de pragas.

Invista em excelência na agricultura com o AgorGestor Sygma, o software para agronegócio ideal para sua empresa!

Como fazer a gestão de fazendas: 7 dicas para ter sucesso!

Compreender os possíveis desafios do gerenciamento de fazendas é um passo fundamental para garantir o sucesso administrativo, mas existem outras ações que ajudam a estruturar uma operação eficaz.

Uma boa administração permite identificar gargalos e solucioná-los com agilidade, além de gerar a otimização de recursos, produtividade e assertividade na tomada de decisões.

Pensando nisso, listamos as principais medidas para garantir uma gestão de fazendas bem sucedida. Confira a seguir.

Aproveite para testar o Emissor de Nota Fiscal Sygma gratuitamente!

Assumir uma postura proativa, demonstrando habilidades de liderança

Contar com uma liderança proativa, dedicada às metas e capaz de direcionar a equipe de maneira estratégica, mantendo os colaboradores motivados, é a base para um negócio de sucesso.

Além das habilidades de liderança e gestão de pessoas, o gestor também deve ter conhecimento aprofundado sobre as diferentes áreas da fazenda para realizar um controle efetivo sobre toda a cadeia produtiva. 

Cuide do solo e do bem-estar animal

Uma das principais metas da gestão rural é garantir a qualidade dos produtos e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Para isso, é fundamental manter uma produção pautada na sustentabilidade ambiental.

Os recursos naturais, como o solo, precisam ser cuidados com pensamento no futuro para garantir o uso consciente de cada um.

É a partir desses cuidados que você consegue assegurar uma colheita realmente produtiva e itens de alta qualidade. 

O mesmo raciocínio é válido para os animais no segmento pecuarista. Gerenciar práticas de bem-estar, manter uma estratégia nutricional de qualidade e monitorar o desempenho do rebanho são passos essenciais para garantir o nível das mercadorias. 

Priorize um planejamento estratégico

Para chegar onde deseja, é necessário saber quais passos devem ser seguidos para alcançar o destino final. Isso não acontece sem um bom planejamento estratégico.

Definir objetivos é essencial na gestão de qualquer negócio, mas pensar cada etapa a longo prazo é ainda mais importante para obter bons resultados e contribuir para o crescimento sustentável da produção.

Com o planejamento estratégico, é possível estruturar melhor cada processo e até mesmo antecipar problemas, o que permite implementar soluções preventivas e evitar prejuízos.

Nesse processo, é importante determinar alguns pontos que servirão como guia para chegar a sua meta, como:

  • orçamento disponível;
  • distribuição e delegação de tarefas;
  • o que deseja alcançar com esse objetivo;
  • prazo para atividades e cumprimento da meta;
  • passos necessários para alcançar os objetivos.

Conte com colaboradores capacitados em cada área da fazenda

mão segurando plantação de milho representando a gestão de fazendas

Ter profissionais qualificados para cuidar de cada área da fazenda garante um direcionamento mais assertivo das atividades, o que contribui para a produtividade e rentabilidade do negócio.

O conhecimento específico sobre cada processo, seja financeiro, operacional ou logístico, permite uma visão estratégica fundamental para uma estrutura fluída, integrada e alinhada de todas as etapas da cadeia produtiva.

Para manter esse alinhamento, a dica é implementar o planejamento em todas as áreas e seguir um cronograma de reuniões para troca de informações entre diferentes setores, garantindo processos mais integrados.

Realize medições constantes

Fazer medições periódicas é um dos pilares para assegurar a tomada informada de decisões. Afinal, é a partir dessas métricas que o gestor tem acesso a dados sobre a operação.

Saber coletar e interpretar esses dados simplifica outras tarefas dentro da administração rural, como a otimização de custos, solução de gargalos e eficiência no manejo.

Essa mensuração pode, por exemplo, ajudar a identificar se os custos estão acima da receita das vendas. 

Nesse cenário, o gestor pode buscar formas de minimizar ou eliminar despesas, assim como práticas para agilizar e aumentar a qualidade da produção.

Aplicar tecnologias avançadas e softwares de gestão

A tecnologia já se tornou uma grande aliada em diferentes negócios e no segmento agropecuário o cenário não é diferente. 

No contexto das métricas, por exemplo, um sistema de gestão de fazendas pode simplificar a coleta, o processamento e armazenamento dos dados, facilitando a análise e a criação de relatórios mais precisos.

Essas ferramentas chegaram para auxiliar e otimizar a cadeia produtiva nas mais diversas atividades, o que contribui para uma operação mais integrada e eficiente, além de permitir que os gestores foquem em questões mais estratégicas do que em tarefas repetitivas.

Experimente grátis o software para agronegócio AgroGestor Sygma
Experimente grátis por 15 dias nosso software para agronegócio

Mantenha uma sólida gestão financeira 

Manter a saúde financeira do negócio é um dos pilares para garantir o andamento da produção, por isso é fundamental ter uma boa gestão das finanças e da contabilidade rural.

Isso permite uma administração focada em resultados e evita problemas financeiros que possam atrapalhar o crescimento da operação.

Dessa forma, o gestor deve garantir o controle do fluxo de caixa, organizar pagamentos e recebimentos, alocar investimentos e definir estratégias para ampliar a rentabilidade, bem como buscar maneiras de reduzir custos.

Qual a importância de ter uma boa gestão de fazendas?

Uma boa gestão de propriedades rurais contribui diretamente para o sucesso econômico da operação, além de garantir a sustentabilidade ambiental, qualidade dos produtos e solidez no negócio.

Contar com um gestor estratégico é essencial para garantir o crescimento e a vantagem competitiva no setor agropecuário.

É ele quem vai assegurar uma administração eficiente de recursos, identificar oportunidades de negócio e controlar a cadeia de suprimentos para manter tudo funcionando como deve. 

Além disso, esse gestor terá uma visão macro da operação, o que permite otimizar e integrar as etapas produtivas, evitar problemas e ter um controle mais preciso de toda a estratégia. 

Dessa forma, a gestão auxilia na conquista de metas e contribui para impulsionar seu negócio no mercado com resultados cada vez mais significativos.

Quais os benefícios de uma boa gestão de fazendas?

software para gestão de fazendas

Com um gerenciamento estratégico de propriedades rurais, é possível observar inúmeros benefícios, tanto financeiros quanto operacionais e competitivos.

Por isso, a administração é um ponto crucial para se posicionar como referência no mercado. 

Ela pode não apenas contribuir para o crescimento do negócio, como também garantir que produtos de qualidade cheguem até os consumidores finais e até mesmo contribuir diretamente para a segurança alimentar da população.

Além desses pontos, algumas das principais vantagens de uma boa gestão são:

  • saúde financeira do negócio;
  • uso consciente de recursos naturais;
  • auxílio na alocação estratégica de recursos;
  • aumento da produtividade e da rentabilidade;
  • otimização das atividades e maior qualidade dos produtos;
  • redução de custos operacionais e investimentos mais assertivos;
  • distribuição correta das atividades entre colaboradores qualificados.

Softwares para melhorar sua gestão de fazendas

Contar com um software para gestão de fazendas faz toda a diferença no controle diário de tarefas e da produção de maneira geral.

O tempo de processos manuais ficou para trás e hoje a tecnologia caminha lado a lado com o agronegócio, especialmente quando falamos de técnicas para otimizar a operação.

Nesse contexto, as soluções da Sygma Sistemas ganham destaque com funcionalidades avançadas que impulsionam a eficiência na sua propriedade rural, assim como suporte técnico completo, treinamento ao vivo e plantão 24 horas. 

Aqui, você encontra diferentes opções de sistemas para auxiliar em diversas atividades do seu dia a dia. Conheça algumas delas a seguir. 

AgroGestor®

O AgroGestor® SYGMA é um sistema de gestão de fazendas criado para atender especificamente às demandas do setor rural. Com ele, você realiza os controles financeiros e operacionais de sua propriedade facilmente, como o controle de contas a receber, contas a pagar, controle de estoques, entradas de insumos e emissão de nota fiscal rural.

Assim, o sistema apura o seu lucro ou prejuízo no período, com informações precisas para que você possa potencializar seus resultados.

Além disso, o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) é gerado automaticamente com base nas informações lançadas, de forma ágil e intuitiva.

Oferecemos um teste gratuito por 15 dias sem compromisso desse poderoso sistema de gestão de fazendas, permitindo cancelamento a qualquer momento, sem taxas adicionais.

Nosso suporte técnico está disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Com o AgroGestor® SYGMA, você tem a confiança para administrar sua atividade rural com tranquilidade. Experimente e comprove!

Experimente grátis o software para agronegócio AgroGestor Sygma
Experimente grátis por 15 dias nosso software para agronegócio

Livro Caixa Produtor Rural

O LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural) é uma das principais ferramentas de controle contábil e fiscal no agronegócio, essencial para manter a operação em dia com a Receita Federal.

Pensando na importância dessa ferramenta, a Sygma desenvolveu o software Livro Caixa Produtor Rural, com rateio automático de lançamentos, organização das contas e cadastro ilimitado de propriedades e produtores.

Além disso, a solução também permite que você baixe automaticamente suas notas fiscais de compra, com importação prática e rápida no formato XML.

Isso tudo com integração ao emissor de notas fiscais Sygma, o que possibilita o lançamento automatizado desses documentos no Livro Caixa Digital do Produtor Rural, mantendo as informações financeiras centralizadas em um só lugar.

software LCDPR teste gratuito
Conheça o melhor software de LCDPR! Você pode fazer um teste gratuito por 15 dias.

Emissor Fiscal Produtor Rural

Um dos sistemas desenvolvidos especificamente para produtores rurais é o Emissor de NFe do Produtor Rural. Com custo acessível e fácil usabilidade, o software garante a emissão correta do documento, evita falhas no processo e ainda auxilia no controle financeiro.

Ele faz o cálculo automático de tributações como o Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) e impostos sobre vendas, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

O emissor da Sygma também automatiza o envio das notas fiscais por e-mail e permite integração aos principais softwares contábeis para otimizar ainda mais o controle financeiro do seu negócio.

Conheça o software emissor de notas fiscais feito para o seu negócio e otimize a gestão rural!

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Produtor rural, conheça o melhor software emissor de notas fiscais feito para você. Saiba mais!

Monitoramento de Backup

Neste conteúdo, falamos sobre a importância dos dados na tomada de decisão e identificação de problemas, bem como oportunidades de negócio.

Diante desse papel fundamental, é necessário garantir o armazenamento correto e seguro dessas informações. Para isso, a Sygma desenvolveu o Monitoramento de Backup, um sistema que garante o gerenciamento adequado dessa armazenagem.

Além de guardar os dados com total segurança em sistema de nuvem, o software também faz um monitoramento constante para eliminar os riscos de perda de informações.

Conclusão

A gestão de fazendas demanda conhecimento e habilidades diversas, bem como visão estratégica para lidar com os desafios do setor agropecuário e conquistar o sucesso do negócio.

Liderança proativa, sustentabilidade ambiental, acompanhamento de métricas e uso de tecnologias são alguns pilares para que esses objetivos sejam alcançados.

Tudo isso se encaixa dentro de um planejamento eficiente, que permite a integração desses pontos para alcançar uma gestão otimizada e, como consequência, uma produção de alta qualidade.

A recompensa da união entre uma boa gestão e implementação das ferramentas corretas é a satisfação dos consumidores e o destaque do seu negócio no mercado. 

O AGROGESTOR® SYGMA FACILITA A VIDA
DO PRODUTOR RURAL NO DIA A DIA.

Com o AgroGestor® SYGMA, nosso software desenvolvido para atender às necessidades específicas da gestão de agronegócios, você conseguirá controlar as despesas e receitas, registrar as compras e gastos de insumos com apenas alguns cliques, emitir notas fiscais de vendas, atender a exigência do Livro Caixa Digital (LCDPR) e ainda apurar o resultado de sua atividade rural. Você conta também com o atendimento 5 estrelas do nosso suporte técnico rápido, com plantão 24 horas mesmo em finais de semana e feriados. Com o software para fazendas da SYGMA, você nunca fica na mão! Se é SYGMA, você pode confiar.

Software para Agronegócio AgroGestor

Veja também:

Gestão de Estoque como fazer

Como fazer a gestão de estoque de forma fácil e rápida

O controle de estoque é um elemento fundamental para a adequada gestão financeira da empresa, já que sua má administração pode acabar resultando em perdas e acúmulos desnecessários, levando a prejuízos para o negócio. Veja como o sistema de gestão Sygma pode ajudar a gerenciar melhor o estoque de sua empresa.

NFCe MT

NFCe MT: saiba tudo sobre a NFCe Mato Grosso

Guia sobre a NFCe MT. Saiba o prazo para implantar, quais cuidados tomar, quais são as regras para cancelamento e qual a legislação da NFCe Mato Grosso

Comentários:

Deixe um comentário

Software para Agronegócio AgroGestor

AgroGestor® SYGMA é sua melhor opção de software de gestão para agronegócios

Experimente
Grátis!

A Solução que facilita a vida do produtor rural.

Teste nosso Sistema para Agronegócio por 15 dias, com a garantia do suporte 24 horas e a qualidade SYGMA aprovada por mais de 12.000 usuários no Brasil!

Explore
Drag