fbpx
O que é contabilidade rural, sua importância e dicas de como fazer

O que é contabilidade rural, sua importância e dicas de como fazer

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
contabilidade rural

A contabilidade rural é um dos pilares para o equilíbrio de uma empresa e, além disso, para a conformidade das atividades perante as leis do Fisco. 

É por isso que, constantemente, o empresário do ramo agropecuário, deve manter o controle de seus custos, despesas e receita. 

E, claro, contar com profissionais e tecnologias que ajudem na tarefa da contabilidade rural. 

Por ser uma demanda de grande importância para o produtor rural, é comum surgirem dúvidas acerca desse tema.

A parceira da contabilidade da sua empresa, Sygma Sistemas, mais uma vez vem ajudar trazendo um conteúdo completo que tira todas as suas dúvidas!

Quer saber mais sobre o assunto e, dessa forma, ficar com as prestações de contas em dia? Então, continue a leitura deste artigo! 

Nós da Sygma Sistemas reunimos todas as informações para te auxiliar da melhor forma. Aproveite!

A contabilidade rural é um dos pilares para o equilíbrio de uma empresa e, além disso, para a conformidade das atividades perante as leis do Fisco. 

É por isso que, constantemente, o empresário do ramo agropecuário, deve manter o controle de seus custos, despesas e receita. 

E, claro, contar com profissionais e tecnologias que ajudem na tarefa da contabilidade rural. 

Quer saber mais sobre o assunto e, dessa forma, ficar com as prestações de contas em dia? Então, continue a leitura deste artigo! 

Nós da Sygma Sistemas reunimos todas as informações para te auxiliar da melhor forma. Aproveite!

O que é contabilidade rural? (Conceito)

O termo contabilidade rural corresponde às atividades de: estudos, cálculos e registros de movimentações financeiras — referentes às atividades rurais. 

Lembrando que, de acordo com o governo federal, as atividades rurais são as seguintes: 

  • atividades agrícolas;
  • pecuárias;
  • extração e a exploração vegetal;
  • exploração da apicultura;
  • avicultura;
  • suinocultura;
  • piscicultura.

Sendo assim, se você exerce trabalhos voltados a essas atividades, saiba que você precisa realizar a contabilidade. 

O principal objetivo da contabilidade rural

contabilidade rural

Agora que você já viu o que é contabilidade rural, podemos ir adiante. Neste parágrafo, vamos entender para que serve esse tipo de contabilidade. 

Como dissemos anteriormente, as tarefas contábeis (rurais) se dedicam a estudar, fazer contas e registrar as movimentações financeiras de uma empresa. 

Isso não importa se estamos falando de um micro, pequeno, médio ou grande empreendimento. 

De qualquer maneira, é fundamental realizar a contabilidade. Por meio dela, é possível conseguir fazer uma gestão dos negócios muito mais eficaz. 

Além disso, há o fato de prestar contas ao Fisco. Um exemplo bem claro desse ponto é quando um empreendedor contrata um contador para declarar os impostos da sua empresa rural. 

A importância da contabilidade para as empresas rurais

Ao realizar a contabilidade, primeiramente, dá para ter muito mais dimensão de custos, investimentos e lucros. 

Ou seja, é um recurso primordial para ter o controle dos negócios. Aliás, o controle também abre mais espaço para novas ideias voltadas à expansão da empresa rural

Também vale frisar que a prestação de contas evita que, uma hora ou outra, o governo federal cobre multas e faça autuações do empresário.

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Produtor rural, conheça o melhor software emissor de notas fiscais feito para você. Saiba mais!

Especificidades e pontos de atenção na contabilidade rural

Trabalhadores rurais fazendo colheita em plantação

Como acontece com toda demanda dentro da contabilidade de uma empresa, existem algumas particularidades que permeiam a execução de atividades contábeis na área da produção rural.

É claro que o produtor rural não precisa, necessariamente, saber a fundo todos esses pontos específicos, até porque é comum que o empresário tenha uma equipe de profissionais da contabilidade para ajudar com essas tratativas.

No entanto, ter um conhecimento geral, mesmo que básico, acerca das exigências tributárias é fundamental para evitar problemas com o Fisco, e garantir a regularidade da prestação de serviços.

Logo abaixo, vamos explorar alguns passos para começar a entender mais acerca da contabilidade agrícola e de demais empresas rurais — tema fundamental para quem atua nesse meio.

Ciclos operacionais

Você pode já ter ouvido falar desse termo, e é fundamental entender o seu conceito: os ciclos operacionais da região rural que a sua empresa atua influenciam diretamente na forma como a sua contabilidade vai ser gerida.

A produção agrícola varia de acordo com uma série de fatores: estações do ano, condições climáticas, e mais diversas interferências externas.

Ainda, dentro da sua empresa, é preciso analisar seus retornos conforme o tipo de cultivo que você trabalha, bem como o rebanho.

O período entre uma safra e outra, bem como a preparação para a venda, varia bastante, e pode ir bem além do ano fiscal previsto pela legislação.

Por isso, entender o ciclo operacional da sua empresa, bem como de que forma as sazonalidades impactam a produção agrícola e/ou pecuária do seu negócio, é indispensável.

Culturas temporárias e permanentes

Ainda, o fluxo contábil da produção rural é diferente do mesmo fluxo para outras empresas, justamente pela influência das culturas temporárias e permanentes.

Você como empresário da área, já deve estar familiarizado com esse conceito, certo? A gente vai reforçar ele aqui!

As culturas temporárias são as que permitem o replantio após a colheita; já as permanentes, são as que ficam vinculadas ao solo e garantem uma série de colheitas posteriores, a depender da commodity.

Dentro das exigências da contabilidade, os produtos agrícolas recebem categorizações diferentes conforme o tipo de cultura:

  • para produtos de cultura temporária, o registro deve ser feito como ativos circulantes, o equivalente ao “estoque em andamento” no setor da indústria;
  • para produtos de cultura permanente, a classificação deve ser de ativos não circulantes, ou seja, imobilizados, uma vez que vão ser incluídos no patrimônio da empresa.

Inventário rural

Para que sejam registrados e mensurados os valores patrimoniais do seu negócio rural, é preciso realizar o inventário rural — que, muitas vezes, pode ser um grande desafio.

Como esse é um tipo de empresa que lida com ativos constantes, e vivos, que variam e são impactados por uma série de fatores externos.

Para que o inventário rural, então, seja feito de forma assertiva, são adotadas algumas técnicas direcionadas especialmente para essa demanda contábil, além do uso de softwares especializados em contabilidade rural: como o Sistema Sygma!

Aqui, você conta com recursos e ferramentas que ajudam no mapeamento e categorização dos itens da sua cadeia de produção, tudo conforme o fluxo do seu negócio.

Precificação, controle de custos e despesas

Ainda, outro ponto fundamental na contabilidade rural e agronegócio, é acerca da precificação dos itens comercializados.

A estratégia para determinar os preços do que é produzido deve ser pensada conforme as particularidades dos períodos de produção, além de, também, cobrir todos os gastos que a sua produção tem e terá.

A precificação é influenciada, diretamente, por um bom controle de custos, que podem ser diretos ou indiretos:

  • exemplos de custos diretos: sementes, fertilizantes, mão de obra na produção, e afins;
  • exemplos de custos indiretos: serviços mensais diversos, aluguel de espaços de armazenagem; custos com maquinários e afins.

Dentro dos conceitos da contabilidade, quando falamos de despesas, é importante entender também do que se tratam os seguintes tópicos:

  • depreciação, quando há perda de bens tangíveis;
  • exaustão, quando há esgotamento de recursos naturais;
  • amortização, quando existe perda de valor de bens tangíveis ao longo do tempo.

Registro de perdas para estratégias de prevenção e solução

Para evitar prejuízos, parte da contabilidade rural também deve ser direcionada a registrar perdas e trabalhar em soluções para lidar com possíveis danos financeiros.

O produtor rural sabe que a sua área de atuação, especialmente, está sujeita a uma série de imprevistos: pragas, incêndios, enchentes, problemas climáticos, e mais diversos outros eventos naturais podem acometer a produção.

Esses tipos de imprevistos devem ser registrados pela contabilidade na categoria de despesas não operacionais, uma vez que se tratam de ocorrências variáveis e que são inerentes ao controle da empresa.

Sabemos que não é possível, na maior parte dos casos, evitar eventos que impactam em perdas em grande escala, mas é fundamental registrá-los na contabilidade, além de traçar estratégias que possam diminuir as chances.

Impostos e tributos que as empresas rurais pagam

Trator fazendo colheita, simbolizando contabilidade rural

Ainda, dentro do tema da contabilidade rural, uma dúvida muito comum é acerca de qual imposto para produtor rural incide sobre os ganhos da empresa.

Dentro da tributação destinada aos produtores rurais, a legislação vigente trata essas instituições como empresas rurais, que são definidas como empresas públicas ou privadas que exploram atividades de caráter rural.

A empresa pode trabalhar uma ou mais atividades rurais, e os impostos são considerados quando essas atividades são exercidas com o propósito de garantir lucro ao produtor.

Anteriormente, aqui no blog da Sygma, preparamos um conteúdo especial que lista e disserta acerca das atividades rurais que estão tendo do que determina a legislação — vale a pena conferir esse conteúdo e tirar suas dúvidas.

Se o perfil da sua produção rural se enquadrar em uma dessas atividades da lista, impostos relacionados irão incidir sobre o exercício das suas atividades.

Em uma perspectiva geral, são estes os tributos pagos pelo setor rural:

  • IRPJ, ou Imposto de Renda da Pessoa Jurídica;
  • CSLL, ou Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • ITR, ou Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural;
  • PIS, ou Contribuição para o Programa de Integração Social;
  • Cofins, ou Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
  • Pasep, ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  • ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.

Produtor rural deve pagar Imposto de Renda PJ?

Sim, o produtor rural deve declarar o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, que vai incidir sobre todo lucro obtido por suas atividades rurais.

No entanto, a apuração deste imposto, bem como suas alíquotas correspondentes, é feita com base no porte e na natureza da empresa, podendo ser de Lucro Real, Lucro Presumido, ou pelo Simples Nacional.

Ainda, se o produtor possui uma renda bruta anual que seja igual ou acima de R$ 4,8 milhões, a entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) é obrigatória.

Tipos de empresas rurais

É importante destacar que as estratégias e práticas contábeis devem ser adaptadas para o tipo de empresa rural correspondente, direcionando ferramentas e recursos conforme as necessidades do negócio.

Existem diferenças entre a contabilidade agrícola e a contabilidade pecuária, por exemplo, uma vez que os modelos de produção também são distintos.

Vamos apresentar abaixo a descrição dos principais tipos de empresas rurais, para que você possa perceber as especificidades; confira:

Atividade agrícola

As empresas categorizadas como de atividade agrícola são as que direcionam sua atuação para a produção vegetal.

São produções rurais focadas na cultura hortícola e forrageira, como o cultivo de hortaliças, cereais e tubérculos.

Ainda, são produtoras rurais que atuam com arboricultura, cultivando pomares e até trabalhando no ramo do florestamento.

Atividade agroindustrial

No ramo da agroindústria, a produção tem um direcionamento diferente.

Aqui, estamos falando do cultivo e comercialização de produtos do beneficiamento primário, como café, milho, arroz e afins.

Ainda, as indústrias rurais são focadas em produtos agrícolas, como a extração de suco de uva, por exemplo, a transformação de soja em olho, e outros trabalhos similares.

Produtos zootécnicos também entram nessa categoria, como a manipulação de carnes, laticínios, e a transformação do mel de abelha em outros produtos.

Atividade zootécnica

Empresas voltadas para atividades zootécnicas são as que atuam na produção animal.

Fazem parte dessa categoria de empresa rural:

  • apicultura, a criação de abelhas;
  • ranicultura, que é a criação de rãs;
  • cunicultura, ou criação de coelhos;
  • pecuária, que é a criação de gado;
  • avicultura, que é a criação de aves;
  • piscicultura, que é a criação de peixes;
  • e outras categorias de criação de animais.

Quais são as características de um Plano de Contas Rural?

Também chamado de Elenco de Contas, um Plano de Contas Rural consiste na formação de um grupo especializado no registro e organização da contabilidade rural.

Esse grupo deve ser direcionado a planejar e direcionar o tratamento contábil da empresa conforme suas características e particularidades, levando em conta critérios como o modelo do negócio e a legislação específica aplicada a ele.

O que deve constar em um Elenco de Contas?

Para que seja formado um eficiente Plano de Contas Rural, é fundamental que a sua equipe tenha um contador especializado em contabilidade rural, e que saiba ler e analisar dados sobre receitas, ativos, custos, despesas, bem como os conceitos do dia a dia da produção rural.

Como é feita a contabilidade rural?

Cenoura, batata e outros vegetais recém colhidos, simbolizando contabilidade rural

Um fato é certo: ao longo de um ano, por exemplo, o empresário rural realiza muitas movimentações financeiras. 

Sozinho seria praticamente impossível tomar nota de absolutamente tudo. É para isso que existem os contadores e, além disso, algumas plataformas digitais. 

Isso mesmo… Já, já vamos ver que a tecnologia também tem muito para ajudar quando o assunto é contabilidade rural. 

Até mesmo o tradicional Livro Caixa já tem a sua versão digital, o LCDPR.

Pois bem! 

A contabilidade deve prestar contas sobre custos, despesas e receita. Dentro de todos esses fatores podem estar: 

  • dinheiro em caixa;
  • equipamentos;
  • fertilizantes;
  • sementes;
  • empréstimos bancários;
  • entre outros.

Já, na prática, para fazer a contabilidade, é necessário seguir os passos abaixo:

Levantamento de patrimônios

O primeiro passo é fazer o levantamento de todo o patrimônio rural, como: imóveis, carros, maquinários, cabeças de gado e afins.

Definir a sua atividade rural

Em seguida, é necessário definir qual é a atividade rural em questão. Vale lembrar que existem várias atividades, nós listamos tudo no parágrafo “O que é a contabilidade rural?”

Organizar o fluxo de caixa

Aqui, já entra o cuidado de estabelecer o fluxo de caixa — registro da movimentação de entradas e saídas de dinheiro da empresa. 

Sem esse cuidado, é impossível conseguir prestar contas ao Fisco e, ainda, ter o real controle dos negócios.

Utilizar um sistema de gestão

Mais um ponto-chave, para realizar a contabilidade, é usar um sistema de gestão

Sim, existem plataformas digitais em que você entra e realiza todo o controle financeiro da empresa. 

E o melhor: as tecnologias são simples, objetivas e bastante intuitivas.

Como a Sygma Sistemas pode te ajudar?

contabilidade rural

A Sygma Sistemas é uma empresa criada em 1994, com o objetivo de oferecer sistemas digitais desenvolvidos com qualidade e eficiência. 

Uma das soluções da empresa é justamente o sistema que realiza a contabilidade, que pode ser usado pelos contadores. 

Conheça as vantagens de ser um contador parceiro da Sygma!

Além disso, no sistema de geração de Nota Fical Eletrônica (NFe), os produtores rurais podem atrelar suas atividades com softwares contábeis do mercado. 

A gente também gosta de compartilhar conhecimento! Confira o nosso conteúdo sobre como emitir contra nota do Produtor Rural e entenda a importância desse documento.

Aproveite essas vantagens!

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Produtor rural, conheça o melhor software emissor de notas fiscais feito para você. Saiba mais!

Conclusão

Neste conteúdo, nós falamos sobre contabilidade rural. Esse tipo de tarefa quer dizer: estudar, calcular e registrar movimentações financeiras. 

Tudo para que seja estabelecida a gestão da empresa, a prestação de contas ao Fisco e a definição de novas metas e objetivos para os próximos anos. 

Nesse caso, então, os produtores rurais podem contar com os profissionais da contabilidade e, ainda, com o sistema digital da Sygma Sistemas

Não perca mais tempo… 

Se você é um produtor rural, fale sobre a Sygma para o seu contador. Agora, se você trabalha com contabilidade, garanta agora mesmo um dos melhores softwares do mercado! 

Quer mais conteúdos como este? Acesse o blog completo de Sygma Sistemas!

A SYGMA É SUA PARCEIRA DE TODAS AS
HORAS NA EMISSÃO DE NF-e RURAL.

O EMISSOR FISCAL SYGMA é fácil de usar e oferece funcionalidades como cálculo automático de impostos, integração com sistemas contábeis e muito mais. E você conta com o suporte técnico de nossos especialistas, 24 horas por dia, de domingo a domingo, sempre que precisar. Experimente o Emissor Fiscal Sygma e gere as notas fiscais com muito mais tranquilidade.
Se é SYGMA, você pode confiar.
Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Veja também:

RNTRC o que é

RNTRC: O que é e como preenchê-lo no MDFe

Você sabe o que é RNTRC? Neste artigo vamos explicar tudo sobre este registro da ANTT e como preenche-lo corretamente na emissão de MDFe para evitar a Rejeição 682: “RNTRC situação inválida” e Rejeição 681: “RNTRC informado inexistente”

Comentários:

Deixe um comentário

Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Precisa de ajuda para emitir notas?

Experimente
Grátis!

Nota Fiscal de Produtor Rural é com a Sygma!

Experimente nosso Emissor de Nota Fiscal por 15 dias e tenha suporte técnico 24 horas. Confira nossa qualidade!

Explore
Drag