fbpx
Tecnologias no Agronegócio: Saiba as 10 Principais do Mercado

Tecnologias no Agronegócio: Saiba as 10 Principais do Mercado

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
tecnologias no agronegócio
Foto: Freepik | Tecnologias no agronegócio: o que são e como funcionam?

Não é novidade que as tecnologias no agronegócio vieram para servir como aliadas ao produtor rural e aos processos da fazenda. 

Tanto que, segundo um estudo levantado pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), cerca de 67% das propriedades agrícolas do Brasil já utilizam alguma modalidade de tecnologia. 

Se você faz parte dos 33% que ainda não adotaram sistemas tecnológicos em sua produção agrícola, seria interessante começar a pensar nessa possibilidade e escolher a tecnologia que mais satisfaz às suas necessidades agrícolas. 

Para te ajudar a entender quais são as principais tecnologias no agronegócio, desenvolvemos este conteúdo completo, com as 10 mais utilizadas. Acompanhe!

Qual a importância da tecnologia no agronegócio?

tecnologias no agronegócio importância
Foto: Freepik | Importância das novas tecnologias para a agricultura.

Que o agronegócio representa quase 30% do PIB brasileiro, segundo estudos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), você já deve saber. 

Esse dado garante a importância do setor para a segurança alimentar do público local e internacional, já que a participação do agro no volume total de exportações brasileiras representa cerca de 40%

Por ser um setor pilar da economia nacional, empresas de tecnologia e startups olham com cada vez mais atenção para as dificuldades do ramo, desenvolvendo tecnologias no agronegócio.

Essas tecnologias são de suma importância, já que garantem:

  • o aumento da produtividade rural, com mais produção em menos tempo;
  • técnicas mais sustentáveis no agronegócio e economicamente viáveis para os produtores e para o meio ambiente;
  • redução de custos com mão de obra, já que muitas tecnologias substituem o papel braçal do trabalhador;
  • maior controle de processos administrativos, contábeis e financeiros da empresa rural, facilitando a vida do proprietário com softwares eficazes;
  • melhor gestão de toda a equipe e processos produtivos, permitindo que a liderança tome decisões mais assertivas e estabeleça metas mais realistas a curto, médio e longo prazo.

Esses são apenas alguns dos benefícios trazidos pela instituição de novas tecnologias no agronegócio. Isso revela a importância e protagonismo das tecnologias como principais facilitadoras da organização e aumento da produção rural. 

Conheça as principais tecnologias no agronegócio!

tecnologias no agronegócio tendências
Foto: Freepik | Tendências da tecnologia para o agronegócio.

Para você que estava se perguntando quais são, afinal, as principais tecnologias no agronegócio, selecionamos as 10 mais utilizadas. 

Durante a leitura, reflita sobre a situação atual da sua própria fazenda: quais dessas tecnologias citadas seriam mais úteis e eficientes para os seus processos produtivos? 

Ao final da leitura, você será capaz de decidir qual tecnologia deseja implementar na sua propriedade rural e porquê. 

Big Data

Big data é simplesmente a coleta e análise de dados para melhorar processos e tomar decisões mais assertivas. 

Esses dados são coletados através de softwares e sistemas especializados, podendo ser aplicados em qualquer propriedade rural: desde as mais pequenas às mais robustas. 

Alguns exemplos de aplicação de big data no universo rural são:

  • análise de dados meteorológicos, a fim de escolher melhores épocas de cultivo, quantidade de irrigação necessária e tempos de colheita específicos, para garantir o máximo de aproveitamento da produção;
  • aplicação de fertilizantes em doses específicas, reduzindo o desperdício e gastos desnecessários;
  • análise da qualidade do perfil do solo, sua fertilização, presença ou ausência de nutrientes e adubações necessárias, a fim de aumentar a produção e tratar a saúde do solo a longo prazo.

Com todas essas aplicações do big data no campo, é possível conquistar resultados mais satisfatórios e auxiliar o produtor rural. 

Equipamentos autônomos

Os equipamentos autônomos, como o próprio nome sugere, são máquinas autoguiadas, que geralmente não necessitam de operadores ou muitos funcionários.

Os tratores autônomos, por exemplo, são guiados por GPS à distância, através de celulares ou computadores, com apenas um responsável especializado. 

Isso significa que os proprietários não precisariam se preocupar com a contratação de motoristas ou operários de máquinas, reduzindo custos a longo prazo. 

Melhoramento genético e biotecnologia

Outra grande inovação das tecnologias no agronegócio é o melhoramento genético e biotecnologia. 

Sementes geneticamente melhoradas tendem a apresentar menor incidência de pragas, maior adaptabilidade às condições locais e, consequentemente, maior produtividade para o produtor rural.

Vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e verificar se essa é uma tecnologia viável para o modelo de negócios da sua empresa rural. Leia também sobre agricultura vertical, que tem tudo a ver com a temática.

Softwares

Os softwares compõem a esfera mais comum de tecnologias no agronegócio, já que são mais simples de desenvolver e apresentam um incrível custo benefício aos proprietários rurais.

Existem diferentes tipos de software, mas os mais comuns permitem ao usuário controlar as despesas, contabilidade do agronegócio, gestão das máquinas e do pessoal e muito mais. 

A Sygma oferece diversos softwares indispensáveis ao produtor rural, que foram totalmente elaborados com base nas dificuldades e necessidades presentes na rotina das fazendas brasileiras. 

Você pode encontrar os seguintes softwares, de qualidade impecável, na Sygma: 

Drones e sensores

Um excelente modo de verificar a saúde de cada perímetro da fazenda é através da união entre drones e sensores. 

Os drones e sensores permitem captar imagens e relatórios em tempo real das plantações e das áreas cultivadas, de modo a facilitar a análise da necessidade de novos investimentos em fertilização ou controle de pragas.

Dispositivos móveis

Apesar de já serem amplamente usados, os dispositivos móveis como celulares e tablets tendem a ter um uso ainda mais intenso e aprofundado nas fazendas. 

Afinal, é preciso unir todas as outras tecnologias a sistemas de visualização simples e intuitivos, a fim de viabilizar o tratamento e interpretação dos dados coletados.

Inteligência artificial

A utilização de inteligência artificial é tão forte para os próximos anos que o próprio Governo reconhece a importância desse setor. 

Através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), lançaram a maior rede de inovação em inteligência artificial do país. 

Cerca de R$140 milhões foram aprovados para investir em projetos de inteligência artificial em vários setores, incluindo o agronegócio.

Blockchain

A tecnologia blockchain funciona como um arquivamento de entradas e saídas de dados, que precisam ser aprovados por todos os integrantes da rede, garantindo segurança e confiabilidade das informações. 

Para o agronegócio, essa estratégia é muito eficiente quando o assunto é identificar a quantidade de defensivos agrícolas utilizados em uma cultura através do princípio de rastreabilidade de dados.

Automação para Emissão de nota fiscal do produtor rural

Por fim, uma tecnologia totalmente eficaz para o dia a dia do agronegócio é a automação de emissão de nota fiscal para o produtor rural

Ter um software para lançar dados e calcular tributos automaticamente, além de apresentar integração com outros sistemas contábeis que o proprietário talvez tenha, otimiza muito tempo. 

Afinal, o modelo de operações, lançamentos e emissão de notas fiscais manuais exige muito tempo e paciência. Mas, com um sistema automatizado, tudo fica mais simples. 

Emissor de Nota Fiscal Produtor Rural
Produtor rural, conheça o melhor software emissor de notas fiscais feito para você. Saiba mais!

Conclusão

Hoje você ficou por dentro de todas as principais tendências em tecnologia no agronegócio e entendeu como cada uma pode colaborar para um dia a dia mais produtivo nas fazendas e propriedades rurais. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o tema, não hesite em perguntar aqui nos comentários! Nossa equipe especializada terá o maior prazer em respondê-lo o quanto antes!

A SYGMA É SUA PARCEIRA DE TODAS AS
HORAS NA EMISSÃO DE NF-e RURAL.

O EMISSOR FISCAL SYGMA é fácil de usar e oferece funcionalidades como cálculo automático de impostos, integração com sistemas contábeis e muito mais. E você conta com o suporte técnico de nossos especialistas, 24 horas por dia, de domingo a domingo, sempre que precisar. Experimente o Emissor Fiscal Sygma e gere as notas fiscais com muito mais tranquilidade.
Se é SYGMA, você pode confiar.
Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Veja também:

Prateleira de alimentos hortifruti que tem rastreabilidade vegetal obrigatória

Rastreabilidade Vegetal e Caderno de Campo: aprenda a fazer

Você sabe o que é rastreabilidade vegetal? Ela é obrigatória no Brasil para frutas, hortaliças e outros vegetais frescos desde 2018. Aprenda como implantar a Rastreabilidade Hortifruti em sua fazenda agora mesmo!

Comentários:

Deixe um comentário

Emissor NFe Produtor Rural Sygma

Precisa de ajuda para emitir notas?

Experimente
Grátis!

Nota Fiscal de Produtor Rural é com a Sygma!

Experimente nosso Emissor de Nota Fiscal por 15 dias e tenha suporte técnico 24 horas. Confira nossa qualidade!

Explore
Drag