O que é o MDFe e como emitir?

O que é o MDF-e?

Muitas empresas e produtores rurais ainda desconhecem o que é o MDFe, e vão descobrir que estavam obrigados a emiti-lo quando suas cargas são apreendidas, e assim ficam sujeitos a multas e atrasos nas  entregas.

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e) Modelo 58 é um documento eletrônico com objetivo de registrar uma operação de transporte, onde são vinculadas as Notas Fiscais (NF-e) e Conhecimento de Transportes (CT-e) da carga, além de informações sobre a viagem, como local de origem e destino, dados do veículo e do motorista.

Quem está obrigado a emitir MDF-e?

A obrigatoriedade é definida pelo Ajuste SINIEF Nº 21/2010, abrangendo o transporte de cargas em qualquer modal (rodoviário, aquaviário, aeroviário, dutoviário ou ferroviário) nas seguintes situações:

  • Contribuinte emitente de NF-e, no transporte de bens ou mercadorias acobertadas por mais de uma NF-e, realizado em veículos próprios ou arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas;
  • Contribuinte emitente de CT-e, no transporte de carga fracionada, assim entendida a que corresponda a mais de um conhecimento de transporte;
  • Sempre que haja transbordo, redespacho, subcontratação ou substituição do veículo, do motorista, de contêiner ou inclusão de novas mercadorias ou documentos fiscais, bem como na hipótese de retenção imprevista de parte da carga transportada;
  • No transporte de carga lotação, assim entendida a que corresponda a um único conhecimento de transporte;
  • No transporte de bens ou mercadorias acobertadas por uma única NF-e, realizado em veículos próprios do emitente ou arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas.

Produtor Rural pode emitir MDFe

Desde Outubro de 2018, foi autorizada a emissão de Nota Fiscal Eletrônica Modelo 55 (NFe) para Produtor Rural Pessoa Física, utilizando o CPF e a Inscrição Estadual, através da Nota Técnica (NT) 2018.001. A NFe de Produtor Rural substitui a Nota Fiscal de Produtor Rural Modelo 4 (em bloco impresso) e a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) emitida através do próprio site da SEFAZ. Elaboramos um guia com todos os detalhes sobre sua implantação e a obrigatoriedade em cada estado.

Com a adesão a Nota Fiscal de Produtor Rural Eletrônica, o produtor também fica obrigado a emitir MDFe no transporte de bens ou mercadorias realizado em veículos próprios ou arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas. A Nota Técnica (NT) 2018.002 implementou os ajustes necessários para que o MDFe possa ser emitido através do CPF.

Pensando nisso, a Sygma criou um módulo especializado para Produtor Rural, que realiza a emissão da Nota Fiscal e do MDFe utilizando o CPF e Inscrição Estadual. Este sistema permite a inclusão de diversos CPF e Inscrições, atendendo a necessidade de Produtores que possuem mais de uma propriedade, e Contadores que emitem esses documentos para seus clientes rurais.

Emissor gratuito de MDF-e deixou de existir em Outubro de 2018

A SEFAZ SP forneceu o emissor de MDFe gratuito até Outubro de 2018. Conforme anunciado anteriormente, a partir dessa data ele não está mais disponível para download, e quem já havia baixado este emissor não receberá mais atualizações.

Considerando que são frequentes as novas exigências feitas para a emissão do MDF-e e de todos os demais documentos eletrônicos, à qualquer momento o emissor gratuito de MDF-e estará completamente inutilizado, a exemplo do que ocorreu com o Emissor Gratuito de NF-e da SEFAZ SP em Agosto de 2018. Com a implantação da versão 4.0 da NF-e, milhares de empresas ficaram sem emitir nota até buscarem outro emissor, pois o gratuito não era mais atualizado.

Uma das justificativas para o fim do emissor gratuito apresentada pela SEFAZ SP foi o baixo uso do mesmo. Segundo levantamento feito pela própria SEFAZ SP, mais de 90% das empresas já utilizavam algum emissor pago, devido as diversas vantagens oferecidas, sobretudo a falta de suporte técnico.

Conheça o Emissor de MDFe Sygma

Emissor de Fiscal Sygma realiza a emissão de MDFe, sendo uma solução prática e eficaz que emite o documento a partir da importação dos dados da NF-e ou CT-e (chave de acesso ou XML). Com isso, você consegue eliminar os erros por digitação manual e precisa informar apenas os dados do motorista e veículo.

Usado por mais de 4.000 usuários satisfeitos em todo o Brasil, você pode fazer o teste gratuito de nosso emissor de MDF-e por 15 dias! Não cobramos taxa de cancelamento e o treinamento é totalmente grátis.

Vantagens de nosso Emissor de MDFe

Melhor custo-benefício!

Nosso emissor de MDFe  tem versões com custo reduzido, sem limite de emissões. O treinamento e suporte técnico 24 horas é totalmente gratuito e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento, sem taxas.

Suporte Técnico 24 horas

Disponibilizamos uma equipe técnica preparada para esclarecer quaisquer dúvidas referente ao uso de nossos sistemas, 24 horas por dia x 7 dias por semana, inclusive em finais de semana e feriados! Assim você não tem nenhum contratempo com viagens fora do horário comercial!

Importe os dados da NF-e ou CT-e!

Emita MDF-e rapidamente, através de telas simples e fáceis de usar, e tenha tempo livre para outras tarefas! O sistema está sempre atualizado nas normas da SEFAZ, evitando rejeições. Você poderá emitir o MDF-e importando os dados da Nota Fiscal ou CT-e (informando a chave de acesso ou arquivo XML). Muito prático!

Emissor de NF-e e CT-e incluso!

Além do MDF-e, você poderá emitir NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e CT-e (Conhecimento de Transporte), sem aumento de custos.

MDFe para Produtor Rural

O Emissor Fiscal Sygma emite Nota Fiscal e MDFe para Produtor Rural Pessoa Física, através do CPF e Inscrição Estadual, utilizando certificado E-CPF.

Treinamento grátis, ao vivo com Consultor!

Com o Emissor de MDFe Sygma você não precisa ler manuais e assistir vídeos! O treinamento é ao vivo com um consultor, que irá lhe ensinar passo a passo a emitir o MDF-e e esclarecer todas as suas dúvidas. Você consulta as informações dos manuais apenas se quiser!

Condições especiais para Contadores!

Você é contador? Saiba que a Sygma oferece várias vantagens para seu escritório, como descontos para emissão de MDF-e para mais de um CNPJ, comissionamento por indicação e muito mais!

Emite MDF-e Aquaviário!

Além do modal Rodoviário (transporte terrestre), nosso emissor de MDFe também opera no modal Aquaviário (transporte aquático)!

Comece a emitir MDF-e agora!

Agora que você já sabe o que é o MDFe, inicie seu teste gratuito de nosso emissor de MDFe, através de nosso chat ao lado, onde você pode falar ao vivo com um de nossos consultores. Se preferir informe seus dados no formulário abaixo e libere seu teste agora mesmo. Sem taxa de cancelamento e sem complicações!

Não espere o Emissor Gratuito de MDFe parar de funcionar por falta de manutenção! Aproveite a praticidade de importação de dados de nosso emissor e a eficiência de nosso suporte técnico para substituir o emissor gratuito agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *